Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. O Tempo em Música: conceitos e ideias.Evolução das Formas no século XX.Música conceitual. Música e acaso.Metalinguagem e citações. Processos de improvisação.Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI.A relação da música com outras linguagens artísticasTécnicas estendidas e novas formas de notação.A experiência brasileira na música contemporânea.
ALBÉRA, Philippe. Luciano Berio, Lausanne: L’Age D’Homme, 1983. BAYLE, François. Musique acousmatique: propositions...positions. Paris: Buchet Chastel/INA-GRM, 1993. BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF. 1939 [trad.bras. Paulo Neves da Silva. S.Paulo: Martins Fontes. 1990]. BERIO, Luciano. Remembering the Future. Cambridge, Massachusetts / London, England: BONAFË, Valéria. Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001). Dissertação de mestrado. USP, 2011. BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994. CHENG, Fançois. Empty and full. The language of Chinese painting. Londres: Shambala, 1994. Harvard University Press, 2006. KULULUKA, Apollinaire, Anakesa. Du fait gestuel à l’empreinte sonore. Cahier de musique traditionelles, vol.14, Le Geste Musicale (2001). paris: Atelier d’Etnomusicologie. STOÏANOVA, I. Geste-texte-musique. Paris: Union Générale, 1978. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.