Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0346 - Composição III
Composition III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. 
O Tempo em Música: conceitos e ideias.
Evolução das Formas no século XX.
Música conceitual. Música e acaso.
Metalinguagem e citações. Processos de improvisação.
Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI.
A relação da música com outras linguagens artísticas
Técnicas estendidas e novas formas de notação.
A experiência brasileira na música contemporânea.
 
 
 
Programa
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. 
O Tempo em Música: conceitos e ideias.
Evolução das Formas no século XX.
Música conceitual. Música e acaso.
Metalinguagem e citações. Processos de improvisação.
Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI.
A relação da música com outras linguagens artísticas
Técnicas estendidas e novas formas de notação.
A experiência brasileira na música contemporânea.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
ALBÉRA, Philippe. Luciano Berio, Lausanne: L’Age D’Homme, 1983.
BAYLE, François. Musique acousmatique: propositions...positions. Paris: Buchet Chastel/INA-GRM, 1993.
BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF. 1939 [trad.bras. Paulo Neves da Silva. S.Paulo: Martins Fontes. 1990].
BERIO, Luciano. Remembering the Future. Cambridge, Massachusetts / London, England:
BONAFË, Valéria. Estratégias composicionais de Luciano Berio a partir de uma análise da Sonata per pianoforte (2001). Dissertação de mestrado. USP, 2011. 
BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994.
CHENG, Fançois. Empty and full. The language of Chinese painting. Londres: Shambala, 1994.
Harvard University Press, 2006.
KULULUKA, Apollinaire, Anakesa. Du fait gestuel à l’empreinte sonore. Cahier de musique traditionelles, vol.14, Le Geste Musicale (2001). paris: Atelier d’Etnomusicologie.
STOÏANOVA, I. Geste-texte-musique. Paris: Union Générale, 1978.

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0346

Clique para consultar o oferecimento para CMU0346

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP