Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento histórico da linguagem musical ocidental.
Noções básicas de estilo segundo premissas históricas, com ênfase na escuta musical.
Fase introdutória: 1. musicologia: uma visão geral. 2. formas de canto monódico; monodia carolíngia. 3. formas francas c.700-c.1000. 4. formas simétricas c.1100-c.1400. 5. 1150-1400: polifonia sacra, moteto. 6. formas profanas franco-burgundas e italianas 1350-1450 (ars nova). 7. estilos vocais c. 1450-c.1500. 8. estilos vocais e instrumentais c. 1530-1600. 9. música elisabetana. 10. estilos venezianos c. 1500-1600.
ABRAHAM, Gerald. The Age of Humanism 1540-1630. London: Oxford University press, 1968 (The New Oxford History of Music, v.5)APEL, Willi & DAVIDSON, Archibald. Historical Anthology of Music; oriental, medieval and renaissance music. Cambridge: Havard University Press, 1949..BROWN, Howard Meyer. Music in the Renaissance. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1976CALDWELL, John Editing early music. Oxford: Clarendon, 1990.CROCKER, Richard. A History of Musical Style. New York: Dover, 1986GALLO, Alberto. História de la música; el medievo. Madrid: Turner Música,1986, vol. 3.GROUT, Donald & PALISCA, Claude. História da Música Ocidental. 2ª ed. Lisboa: Gradiva, 2001.HOPPIN, Richard. Medieval Music. New York: W.W. Norton, 1978 HUGHES, Dom Anselm e Gerald Abraham. Ars Nova and Renaissance 1300-1450. London: Oxford University Press, 1977 (The New Oxford History of Music, v.3)MICHELS, Ulrich. Atlas de Música. Madrid: Alianza, 1996, vol.1.PALISCA, Claude. The Norton Anthology of Western Music. 4ª ED. New York, W.W. Norton & Company, 2001. STROHM, Reinhard e Bonnie Blackburn. Music as a Concept and practice in the late Middle Ages. London: Oxford University press, 2001 (The New Oxford History of Music, v.4)STRUNK, Oliver. Source Readings in Music History. New York : Norton, 1998