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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0351 - História da Música IV
Music History IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento histórico da linguagem musical no Século XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58770 - Marcos Branda Lacerda
 
Programa Resumido
O curso apresenta os traços gerais de movimentos e tendências da composição musical no Século XX. Ele começa pela abordagem do posicionamento estético francês de compositores como Fauré que culminou com a formação do neo-classicismo. Associado a isso estão a presença modernizante da música de Debussy e os aportes importantes de Stravinsky e Bártok. Examina paralelamente o fenômeno da permanência dos hábitos românticos, paralelamente às realizações da Escola de Viena em suas três fases (pós-tonalismo, atonalidade livre e dodecafonismo). O curso chega ao final apresentando um panorama dos compositores europeus que se reuniram em torno de Darmstadt e da produção que se estende ao presente.
 
 
 
Programa
Neoclassicismo
Prokofief, Ravel, Satie

Persistência do romantismo
Schostakowich

Modernidade
  1. Debussy, Stravinsky, Bartok, Villa-Lobos, De Falla

  2. A escola de Viena
      Schoenberg, Berg, Webern

Anos 50-60 e Música viva.
A Escola de Darmstadt, Cage e a música norte-americana
 
 
 
Avaliação
     
Método
- Aulas expositivas
- Seminários
Critério
- Avaliação da participação do aluno em aula e em seminários.
- Trabalhos escritos sobre temas específicos.
Norma de Recuperação
A recuperação será feita através de prova ou trabalho no prazo estipulado pela Resolução COG-3583, artigo 1º e parágrafo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
Antokoletz, Elliott. Twentieth-Century Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1992.
_ The Music of Béla Bartók. Berkeley: University of California Press, 1984.
Jarman, Douglas. The Music of Alban Berg. Berkeley: University of California Press, 1979.
Rufer, Josef. Die Komposition mit zwölf Tönen. Kassel: Bärenreiter, 1966.
Ferraz, Silvio. Música e repetição. São Paulo: Educ, 1996.
Iazzetta. Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspctiva, 2009.
Lacerda, M. B. "Pribaoutki de Igor Stravinsky." In Revista Música (9-10), pp. 217-246, 1988.
_ "Aspectos hamônicos do Choros nº 4 de Villa-Lobos e a linguagem modernista". RBM, 24 (2), 2011, pp. 276-296.
Parks, R. The Music of Debussy. New Haven: Yale Univesity Press, 1989.
Salles, P. T. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.
Schoenberg, Arnold. Style and Idea. Berkeley: California UP, 1975.
Taruskin, R. "Chernomor to Kashchei: Harmonic Sorcery; or, Stravinsky's 'Angle'", em JAMS 38 (1), p. 73-142, 1985.
Van den Toorn, P. C.. The Music of Igor Stravinsky. New Haven: Yale Univesity Press, 1983.
 

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