Dotar o aluno de conhecimento básico sobre o desenvolvimento histórico da linguagem musical no Século XX.
O curso apresenta os traços gerais de movimentos e tendências da composição musical no Século XX. Ele começa pela abordagem do posicionamento estético francês de compositores como Fauré que culminou com a formação do neo-classicismo. Associado a isso estão a presença modernizante da música de Debussy e os aportes importantes de Stravinsky e Bártok. Examina paralelamente o fenômeno da permanência dos hábitos românticos, paralelamente às realizações da Escola de Viena em suas três fases (pós-tonalismo, atonalidade livre e dodecafonismo). O curso chega ao final apresentando um panorama dos compositores europeus que se reuniram em torno de Darmstadt e da produção que se estende ao presente.
Neoclassicismo Prokofief, Ravel, Satie Persistência do romantismo Schostakowich Modernidade 1. Debussy, Stravinsky, Bartok, Villa-Lobos, De Falla 2. A escola de Viena Schoenberg, Berg, Webern Anos 50-60 e Música viva. A Escola de Darmstadt, Cage e a música norte-americana
Antokoletz, Elliott. Twentieth-Century Music. New Jersey: Prentice-Hall, 1992._ The Music of Béla Bartók. Berkeley: University of California Press, 1984.Jarman, Douglas. The Music of Alban Berg. Berkeley: University of California Press, 1979.Rufer, Josef. Die Komposition mit zwölf Tönen. Kassel: Bärenreiter, 1966. Ferraz, Silvio. Música e repetição. São Paulo: Educ, 1996.Iazzetta. Fernando. Música e mediação tecnológica. São Paulo: Perspctiva, 2009.Lacerda, M. B. "Pribaoutki de Igor Stravinsky." In Revista Música (9-10), pp. 217-246, 1988._ "Aspectos hamônicos do Choros nº 4 de Villa-Lobos e a linguagem modernista". RBM, 24 (2), 2011, pp. 276-296.Parks, R. The Music of Debussy. New Haven: Yale Univesity Press, 1989.Salles, P. T. Villa-Lobos: Processos Composicionais. Campinas: Editora da Unicamp, 2009.Schoenberg, Arnold. Style and Idea. Berkeley: California UP, 1975.Taruskin, R. "Chernomor to Kashchei: Harmonic Sorcery; or, Stravinsky's 'Angle'", em JAMS 38 (1), p. 73-142, 1985.Van den Toorn, P. C.. The Music of Igor Stravinsky. New Haven: Yale Univesity Press, 1983.