Dar ao aluno uma visão musical abrangente e sólida da estrutura formal de obras significativas do período Clássico e Romântico, conectando-as com obras de outros períodos que possuam formas similares.
Estudo das grandes formas: Sonata e Rondó. Seus desdobramentos e situações de exceção. Aspectos de diferenciação e complementação dos conceitos de Forma e Linguagem.
Forma Sonata: definições do século XVIII e XIX. Conceitos de Exposição, Desenvolvimento e Recapitulação. Aplicações da Forma Sonata: Concerto, Sinfonia, Quartetos, etc. Forma Rondó e suas variantes. Obras de Haydn, Mozart, Beethoven, Schubert e Brahms.
BENNETT, Richard. Forma e estrutura na música. Rio de Janeiro: Zahar, 1988.COOK, Nicholas. A guide to musical analysis. London: Norton, 1992.DAVIE, Cedric T. Musical structure and design. New York: Dover, 1966.MEYER, Leonard. Style and Music. Chicago, University of Chicago Press, 1996.PALISCA, Claude. Norton Anthology of Western Music. v. 1, New York: Norton, 2001ROSEN, Charles. A Geração Romântica. São Paulo, Editora da USP, 2000.ROSEN, Charles. El Estilo Clásico. Haydn, Mozart, Beethoven. Madrid, Alianza Editorial, 1986.ROSEN, Charles. Sonata Forms. New York, WW Norton & Company Inc., 1988.SALZER, Felix. Structural Hearing. Tonal Coherence in Music. New York, Dover, 1962.SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da composição musical [1937-48]. São Paulo: EDUSP, 1993TUREK, Ralph. The elements of music: Concepts and applications. 2nd vol. NY: McGraw-Hill, 1996