Embasamento teórico (filosófico, histórico, analítico) das diversas concepções metodológicas do ensino musical, visando a preparação do aluno na prática do ensino.
1. Fundamentos teóricos da Educação Musical2. Painel das diferentes concepções metodológicas - o contexto histórico e cultural em que foram introduzidas- sua visão filosófica e ideológica, tanto de educação quanto de música- sua visão de método e de conhecimento- o método: mecanismos, processos e respostas3. O aprendizado Musical nas diferentes etnias4. A atualidade à luz da história do ensino de música5. Século XX - as propostas do modernismo e do pós-modernismo da Educação Musical6. Os caminhos indicados pelas pesquisas contemporâneas.
ABELES, H. - Hoffer, C. - Foundations of Music Education, Schirmer Books, N. York, s/d.BRASTZER, H. - El Método Orff, Introdución, Ricord, B. Aires, 1973,COTTE, Francoise & COTTE, R. - "L'enseignement de la Musique au Brésil" - L'Educatión Musical, Paris (264): 126, jan. 1980.DALCROZE, E.J.- Ritmo, Música, Educazione - Hoepli, Milano, 1919.FRIEDENREICH, C. A - A Educação Fundamentada na Ciência Espiritual, Editora da Associação Pedagógica Rodolf Steiner, São Paulo, 1981.GAINZA, Violeta Hemsy de - Fundamentos, Materiales y Técniccas de la Educación - Musical, Ricordi, B. Aires, 1977.HOWARD, W. - A Música e a Criança, Summus Ed., São Paulo, 1985.KOELLREUTEUS, H.J. - "O Ensino da Música num mundo modificado", Caderno de Música, Serviço de Biblioteca e Documentação da Escola de Comunicações e Artes da USP, São Paulo, (2) - 6-8, out. 1980.SERRALACH, Lorenzo - História da Pedagogia Musical, Ricordi, São Paulo, S.D.SMALL, Chistopher - Música, Sociedade, Educación - Alianza Editorial, Madrid, 1989.VILLA-LOBOS, Heitor - "Educação Musical", in Boletim Latino - Americano de Música,Ano 6, v. VI, pp. 495-588, 1946.