Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0401 - Composição IV
Composition IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
As disciplinas de "Composição" (I a IV) tem ênfase na prática da escrita musical, com maior destaque para aspectos poéticos e abordagem de conceitos que permeiam a prática da criação e invenção musical ao longo do séc. XX e XXI.
 
Continuam os objetivos gerais de:
 
1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica.
2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI.
3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados.
 
Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Resumidamente, o programa do curso trabalhará conceitos presentes no pensamento musical desde meados do séc. XX e presentes na música recente: tempo, imagem, repetição, energia, continuidade, gesto, figura, textura, reescrita.
 
 
 
Programa
1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais a partir das diversas visões sobre a noção de imagem musical e imagem de som.
3. A noção de imagem na filosofia: Bergson e Simondon
4. A noção de imagem na música: Sciarrino
5. Música como fluxo de energia: continuidade de fluxo de energia em uma composição musical (princípios e transdução e codificação em fluxos musicais)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BAYLE, François. Musique acousmatique: propositions...positions. Paris: Buchet Chastel/INA-GRM, 1993.
BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF. 1939 [trad.bras. Paulo Neves da Silva. S.Paulo: Martins Fontes. 1990].
Bregman, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994.
CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Cobogó. 2013.
CHENG, Fançois. Empty and full. The language of Chinese painting. Londres: Shambala, 1994.
FERRAZ, S… Livro das sonoridade. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2003.
KULULUKA, Du fait gestuel à l’empreinte sonore. Cahier de musique traditionelles, vol.14, Le Geste Musicale (2001). paris: Atelier d’Etnomusicologie.
LIGETI, G. “States, events, transformations” in: Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. Seattle: Univ. of Washington. 1993.
SCIARRINO, Salvatore. Le figure della musica, da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998.
SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Paris: La transparence. 2008

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0401

Clique para consultar o oferecimento para CMU0401

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP