As disciplinas de "Composição" (I a IV) tem ênfase na prática da escrita musical, com maior destaque para aspectos poéticos e abordagem de conceitos que permeiam a prática da criação e invenção musical ao longo do séc. XX e XXI. Continuam os objetivos gerais de: 1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica. 2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI. 3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
Resumidamente, o programa do curso trabalhará conceitos presentes no pensamento musical desde meados do séc. XX e presentes na música recente: tempo, imagem, repetição, energia, continuidade, gesto, figura, textura, reescrita.
1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. 2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais a partir das diversas visões sobre a noção de imagem musical e imagem de som. 3. A noção de imagem na filosofia: Bergson e Simondon 4. A noção de imagem na música: Sciarrino 5. Música como fluxo de energia: continuidade de fluxo de energia em uma composição musical (princípios e transdução e codificação em fluxos musicais)
BAYLE, François. Musique acousmatique: propositions...positions. Paris: Buchet Chastel/INA-GRM, 1993. BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF. 1939 [trad.bras. Paulo Neves da Silva. S.Paulo: Martins Fontes. 1990]. Bregman, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994. CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Cobogó. 2013. CHENG, Fançois. Empty and full. The language of Chinese painting. Londres: Shambala, 1994. FERRAZ, S… Livro das sonoridade. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2003. KULULUKA, Du fait gestuel à l’empreinte sonore. Cahier de musique traditionelles, vol.14, Le Geste Musicale (2001). paris: Atelier d’Etnomusicologie. LIGETI, G. “States, events, transformations” in: Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. Seattle: Univ. of Washington. 1993. SCIARRINO, Salvatore. Le figure della musica, da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998. SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Paris: La transparence. 2008 Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.