Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0401 - Composição IV
Composition IV

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2016 Desativação:

Objetivos
Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2015869 - Ronaldo Coutinho de Miranda
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. O Tempo em Música: conceitos e ideias. Evolução das Formas no século XX. Música conceitual. Música e acaso. Metalinguagem e citações. Processos de improvisação. Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI. A relação da música com outras linguagens artísticas Técnicas estendidas e novas formas de notação.
 
 
 
Programa
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. O Tempo em Música: conceitos e ideias. Evolução das Formas no século XX. Música conceitual. Música e acaso. Metalinguagem e citações. Processos de improvisação. Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI. A relação da música com outras linguagens artísticas Técnicas estendidas e novas formas de notação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição com exemplificações da literatura musical. Discussão e debate sobre os trabalhos apresentados em classe.
Critério
Composição de obra orquestral com 10 minutos de duração.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     

BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964.

BOULEZ, Pierre. Música hoje. São Paulo, Perspectiva, 1986.

HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985.

LEIBOWITZ, René. Evolution de la musique : de Bach à Schoenberg. Paris, Correa, 1951.

SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo, Edusp, 1991.

SCHOENBERG, Arnold. Style and idea. London, Faber and Faber, 1975.

TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977.

PERLE, George. Serial Composition and Atonality : an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991.

PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company Inc., 1961.

SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin’s Press, 1967.

ZAMACOIS, Joaquin. Curso de formas musicales. Barcelona, Labor, 1975.

ANTOKOLETZ, Elliot. The music of Béla Bartok. Berkeley, University of California Press, 1984.

COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York, Oxford University Press, 1997.

DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition – A Guide to Materials of Modern Music. Dubuque, Iowa, WM. C. Brown Company Publishers, 1974.

FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, Yale University Press, 1973.

MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Dois volumes. Paris, Alphonse Leduc, 1956.

PAZ, Juan Carlos. Introdução à Música do nosso Tempo. Tradução de Diva Toledo Pizza. São Paulo, Duas Cidades, 1977.

STRAUS, Joseph N. Post-Tonal Theory. New Jersey, Prentice-Hall, 1990.

STRAVINSKY, Igor. Poetics in the Form of Six Lessons. Cambridge, Harvard University Press, 1994.

WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0401

Clique para consultar o oferecimento para CMU0401

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP