Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
Concepções harmônicas e rítmicas no século XX. O Tempo em Música: conceitos e ideias. Evolução das Formas no século XX. Música conceitual. Música e acaso. Metalinguagem e citações. Processos de improvisação. Estéticas na música contemporânea: os vários movimentos, do século XX ao século XXI. A relação da música com outras linguagens artísticas Técnicas estendidas e novas formas de notação.
BAYLE, François. Musique acousmatique: propositions...positions. Paris: Buchet Chastel/INA-GRM, 1993. BERGSON, Henri. Matière et mémoire. Paris: PUF. 1939 [trad.bras. Paulo Neves da Silva. S.Paulo: Martins Fontes. 1990]. Bregman, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994. CAGE, John. De segunda a um ano. São Paulo: Cobogó. 2013. CHENG, Fançois. Empty and full. The language of Chinese painting. Londres: Shambala, 1994. FERRAZ, S… Livro das sonoridade. Rio de Janeiro: 7 Letras. 2003. KULULUKA, Du fait gestuel à l’empreinte sonore. Cahier de musique traditionelles, vol.14, Le Geste Musicale (2001). paris: Atelier d’Etnomusicologie. LIGETI, G. “States, events, transformations” in: Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. Seattle: Univ. of Washington. 1993. SCIARRINO, Salvatore. Le figure della musica, da Beethoven a oggi. Milão: Ricordi, 1998. SIMONDON, Gilbert. Imagination et Invention (1965-1966). Paris: La transparence. 2008 Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.