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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0408 - Criação Musical I
Musical Creation I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica.
2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI e continuidade a atividades desenvolvidas nas disciplinas de Práticas Experimentais de Criação Musical.
3. Realização de projeto composicional com peça (ou conjunto de peças) para conjunto grupo de instrumentos de percussão sem altura definida, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados.

As aulas serão distribuídas conforme atividades de escrita musical desenvolvidas pelos alunos compreendendo:
1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais
3. Sempre que possível contar com a presença de compositores ativos no campo da música instrumental e eletroacústica convidados (nacionais e internacionais).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Resumidamente, o programa do curso versará sobre as noções básicas de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. A temática abordada será relativa escritas do tempo na música do séc. XX, sobretudo o Ritmo, com base em propostas composicionais de O.Messiaen, E.Nunes, P.Boulez, Xenakis, Grisey, Ferneyhough, E.Carter. Tais propostas serão ladeadas com aquelas oriundas de estudos da etnomusicologia, sobretudo as propostas de Simha Arom, Marcos Branda Lacerda e Kofi Agawu relativos à práticas musicais sub-saarianas.
Também é objetivo uma abordagem do ritmo enquanto material composicional, suas especificidades poéticas em contraposição ao pensamento da linha e da polifonia.
 
 
 
Programa
Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.

1. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais.

2. Escrita do ritmo no século XX: repertório base:
Stravinsky Sacre du Printemps
Varèse - Ionisattion
Xenakis – Plêiades e Psappha.
Ferneyhough – Bone Alphabet.
Bonafé – Forquilha, couro e tripa de mico 

3. Apresentação de noções de Escritas do ritmo:
Messiaen : aditivos subtrativos não-retrogradáveis interversions
Serialismo : série de durações
Carter : modulações métricas
Berio : serialismo dirigido em O King
Xenakis : camadas de crivos
Ferneyhough : micrométricas « duration and rythm as compositional resources »
Nunes : sobreposição de ciclos distintos de pulsos e dedução de estrutura rítmica comum dada pelos ataques (pares rítmicos).
Rítmica na prática musical dos Banda-Linda
Notações do ritmo
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical. Participação em atividades de aula.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor. Será dada ênfase a trabalhos autorais ao invés de exercícios de aplicação técnica.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968.
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
FERNEYHOUGH, Brian. “The tactility of time”. Perpectives of new Music, v.31, no.1. Seattle: Univ. of Washington, 1983.Vaggione, Horacio.  “On object-based composition” In: O. Laske (Ed.) Composition Theory, Interface-Journal of new music research 20 (3-4). Ghent: Ipem. 1991. Versão francesa disponível em:
FERRAZ, S. Três tempos em O King. Revista Musica. São Paulo: USP. 2015.
FERRAZ, S.. “Pequena trajetória do tempo musical”. NASCIMENTO, Guilherme (org.) Diálogos com o som. Belo Horizonte: EdUEMG. 2014.
http://www.ars-sonora.org/html/numeros/numero02/02e.htm
LACERDA. Marcos. Música instrumental do Benin. S.Paulo: EDUSP, 2014.
MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz]
MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1949-1992). Tome I-VIII. Paris: Leduc., 1994.
NUNES. E.. Alguns elementos de uma gramática – nachtmusik I e II (1981/2003) In: Assis, Paulo de (org.). Emanuel Nunes Escritos e Entrevistas, Lisboa: CESEM, 2019.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992.
ZMEKHOL, Francisco. “Modulação Métrica em Fantasia, do Quarteto de Cordas No. 1 de Elliott Carter”. Unicamp/Fapesp. 2011. disponivel em https://www.cliqueapostilas.com.br/Apostilas/Download/modulacao-metrica-em-fantasia--do-quarteto-de-cordas-no--1-de-elliott-carter

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

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