Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0408 - Criação Musical I
Fundamentals of Composition I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos técnicos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos técnicos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
 
 
 
Programa
Construção melódica. O motivo. Conceitos de antecedente e conseqüente. Melodias livres. Pontos de tensão e distensão. Pequenas formas. Formas livres.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical. Participação em atividades de aula.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor. Será dada ênfase a trabalhos autorais ao invés de exercícios de aplicação técnica.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968.
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
FERNEYHOUGH, Brian. “The tactility of time”. Perpectives of new Music, v.31, no.1. Seattle: Univ. of Washington, 1983.Vaggione, Horacio.  “On object-based composition” In: O. Laske (Ed.) Composition Theory, Interface-Journal of new music research 20 (3-4). Ghent: Ipem. 1991. Versão francesa disponível em:
FERRAZ, S. Três tempos em O King. Revista Musica. São Paulo: USP. 2015.
FERRAZ, S.. “Pequena trajetória do tempo musical”. NASCIMENTO, Guilherme (org.) Diálogos com o som. Belo Horizonte: EdUEMG. 2014.
http://www.ars-sonora.org/html/numeros/numero02/02e.htm
LACERDA. Marcos. Música instrumental do Benin. S.Paulo: EDUSP, 2014.
MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz]
MESSIAEN, Olivier. Traité de rythme, de couleur et d’ornithologie (1949-1992). Tome I-VIII. Paris: Leduc., 1994.
NUNES. E.. Alguns elementos de uma gramática – nachtmusik I e II (1981/2003) In: Assis, Paulo de (org.). Emanuel Nunes Escritos e Entrevistas, Lisboa: CESEM, 2019.
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992.
ZMEKHOL, Francisco. “Modulação Métrica em Fantasia, do Quarteto de Cordas No. 1 de Elliott Carter”. Unicamp/Fapesp. 2011. disponivel em https://www.cliqueapostilas.com.br/Apostilas/Download/modulacao-metrica-em-fantasia--do-quarteto-de-cordas-no--1-de-elliott-carter

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0408

Clique para consultar o oferecimento para CMU0408

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP