1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica. 2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI e continuidade a atividades desenvolvidas nas disciplinas de Práticas Experimentais de Criação Musical. 3. Realização de projeto composicional com peça (ou conjunto de peças) para instrumento melódico solo, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados. As aulas serão distribuídas conforme atividades de escrita musical desenvolvidas pelos alunos compreendendo: 1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. 2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais 3. Sempre que possível contar com a presença de compositores ativos no campo da música instrumental e eletroacústica convidados (nacionais e internacionais).
Resumidamente, o programa do curso versará sobre as noções básicas de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. A temática abordada será relativa a Escritas de linhas melódicas a partir das propostas herdadas das tradições históricas ocidentais, propostas do serialismo, e aquelas oriundas de práticas não ocidentais como a presente no canto dos pássaros, músicas vocais e instrumentais em culturas não-europeias.
Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. 1. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais de linhas melódicas. 2. Propostas específicas de escritas de linhas tendo por repertório base de análise: Berio – Sequenze e Six Encores Messiaen – estilo em pássaro em diversas peças (le Merle Noir, Épode de Chronochromie, Sept Haikai) Donatoni – Nidi Ligeti – Estudos para piano Stockhausen – Amor Sciarrino – Peças para flauta. Cantos de pássaros e registros etnográficos de música de culturas não europeias. 3. Apresentação de noções como: Três estruturas temporais conforme proposta de Iannis Xenakis (hors-temps/temporelles/en-temps) Noção de linha Frase comentário Construção por permutação livre Matrizes melódicas (pássaros, trovadores, música não europeias) A monodia como construção temporal (nuclearidade e centricidade)
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007. BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968. FERRAZ, S. “Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio”. Revista Opus v.17 no. 2. Campinas: Unicamp. 2011. FERRAZ, S. “Composição por personagens: a escrita de casa tomada e casa vazia”. In: Em Pauta, v.15, nª24. Porto Alegre: UFRGS.2004 MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz] DUSAPIN, Pascal. Composer: musique, paradoxe, fluxe. COMPOR: Música, paradoxo, fluxo. Paris: Collège de France/Fayard, 2007 [trad. port. S. Ferraz, 2009] BRANDEL, Rose, The music of Central Africa, The Hague: Martinus Nijhoff, 1961. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.s Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.