Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0409 - Criação Musical II
Musical Creation II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica.
2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI e continuidade a atividades desenvolvidas nas disciplinas de Práticas Experimentais de Criação Musical.
3. Realização de projeto composicional com peça (ou conjunto de peças) para instrumento melódico solo, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados.

As aulas serão distribuídas conforme atividades de escrita musical desenvolvidas pelos alunos compreendendo:
1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais
3. Sempre que possível contar com a presença de compositores ativos no campo da música instrumental e eletroacústica convidados (nacionais e internacionais).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Resumidamente, o programa do curso versará sobre as noções básicas de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. 
A temática abordada será relativa a Escritas de linhas melódicas a partir das propostas herdadas das tradições históricas ocidentais, propostas do serialismo, e aquelas oriundas de práticas não ocidentais como a presente no canto dos pássaros, músicas vocais e instrumentais em culturas não-europeias.
 
 
 
Programa
Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
1. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais de linhas melódicas.
2. Propostas específicas de escritas de linhas tendo por repertório base de análise:
Berio – Sequenze e Six Encores
Messiaen – estilo em pássaro em diversas peças (le Merle Noir, Épode de Chronochromie, Sept Haikai)
Donatoni – Nidi
Ligeti – Estudos para piano
Stockhausen – Amor
Sciarrino – Peças para flauta.
Cantos de pássaros e registros etnográficos de música de culturas não europeias.
3. Apresentação de noções como:
Três estruturas temporais conforme proposta de Iannis Xenakis (hors-temps/temporelles/en-temps)
Noção de linha
Frase comentário
Construção por permutação livre
Matrizes melódicas (pássaros, trovadores, música não europeias)
A monodia como construção temporal (nuclearidade e centricidade)
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical. Partipação em atividades de aula.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor. Será dada ênfase a trabalhos autorais ao invés de exercícios de aplicação técnica.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968.
FERRAZ, S. “Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio”.  Revista Opus v.17 no. 2. Campinas: Unicamp. 2011.
FERRAZ, S. “Composição por personagens: a escrita de casa tomada e casa vazia”. In: Em Pauta, v.15, nª24. Porto Alegre: UFRGS.2004
MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz] DUSAPIN, Pascal. Composer: musique, paradoxe, fluxe. COMPOR:  Música, paradoxo, fluxo. Paris: Collège de France/Fayard, 2007 [trad. port. S. Ferraz, 2009]
BRANDEL, Rose, The music of Central Africa,  The Hague: Martinus Nijhoff, 1961. 

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.s
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0409

Clique para consultar o oferecimento para CMU0409

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP