Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0409 - Criação Musical II
Fundamentals of Composition II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos técnicos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Tema com Variações. As diversas possibilidades para a variação a partir de um tema: melódica, rítmica, harmônica, tímbrica, polifônica e fraseológica. Técnicas de ampliação e contração.


 
 
 
Programa
Tema com Variações. As diversas possibilidades para a variação a partir de um tema: melódica, rítmica, harmônica, tímbrica, polifônica e fraseológica. Técnicas de ampliação e contração.


 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical. Partipação em atividades de aula.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor. Será dada ênfase a trabalhos autorais ao invés de exercícios de aplicação técnica.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968.
FERRAZ, S. “Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio”.  Revista Opus v.17 no. 2. Campinas: Unicamp. 2011.
FERRAZ, S. “Composição por personagens: a escrita de casa tomada e casa vazia”. In: Em Pauta, v.15, nª24. Porto Alegre: UFRGS.2004
MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz] DUSAPIN, Pascal. Composer: musique, paradoxe, fluxe. COMPOR:  Música, paradoxo, fluxo. Paris: Collège de France/Fayard, 2007 [trad. port. S. Ferraz, 2009]
BRANDEL, Rose, The music of Central Africa,  The Hague: Martinus Nijhoff, 1961. 

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.s
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0409

Clique para consultar o oferecimento para CMU0409

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP