Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos técnicos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
Tema com Variações. As diversas possibilidades para a variação a partir de um tema: melódica, rítmica, harmônica, tímbrica, polifônica e fraseológica. Técnicas de ampliação e contração.
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007. BOULEZ. P.. Penser la musique aujourd’hui. Paris: Seuil. 1968. FERRAZ, S. “Ciclicidade e kinesis em Circles de Luciano Berio”. Revista Opus v.17 no. 2. Campinas: Unicamp. 2011. FERRAZ, S. “Composição por personagens: a escrita de casa tomada e casa vazia”. In: Em Pauta, v.15, nª24. Porto Alegre: UFRGS.2004 MESSIAEN, Olivier. Techniques d mon langage musicale Paris: Leduc. 1942. [trad.port. Silvio ferraz] DUSAPIN, Pascal. Composer: musique, paradoxe, fluxe. COMPOR: Música, paradoxo, fluxo. Paris: Collège de France/Fayard, 2007 [trad. port. S. Ferraz, 2009] BRANDEL, Rose, The music of Central Africa, The Hague: Martinus Nijhoff, 1961. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.s Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.