1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica. 2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI e continuidade a atividades desenvolvidas nas disciplinas de Práticas Experimentais de Criação Musical. 3. Realização de projeto composicional com peça (ou conjunto de peças) para conjunto instrumental (preferencialmente percussão) ou solo, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados. As aulas serão distribuídas conforme atividades de escrita musical desenvolvidas pelos alunos compreendendo: 1. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. 2. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais 3. Sempre que possível contar com a presença de compositores ativos no campo da música instrumental e eletroacústica convidados (nacionais e internacionais).
O curso visa apresentar em teoria e prática noções de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. Os principais aspectos abordados serão: Aspectos de poética composicional. Composição : prática coletiva e individual. Noção de objeto sonoro e musical: Pierre Schaeffer, Helmut Lachenmann e Dennis Smalley. Noção temporal dos objetos sonoros: Pierre Schaeffer e Andre Souris e Albert Bregman.
Ao longo das aulas serão abordada a noção de objeto sonoro e musical sobretudo em sua dimensão temporal e poética. No que tange à dimensão poética será trabalhada a ideia de imagem musical que, em cada compositor, ganha se manifesta da escolha de material à constituição da forma como: horizontalidade; verticalidade; sobreposição e profundidade; linearidade, dispersão/foco; luminosidade, volume; rugosidade, colorido elasticidade. Ainda neste sentido será trabalhada a importância dos trabalhos colaborativos compositor-instrumentista; o corpo do instrumento e acoplamento com música como possível paradigma composicional primário. Tal proposição será trabalhada em análises de obras do repertório do século XX e contemporâneo com destaque para as seguintes obras: Varese- Ligeti- Vaggione – Till Scelsi - Okanagon Lopez-Lopez – Materia Orcura Victorio – ciclo Chronos e Aroe Enogware.
BREGMAN, Albert. “Timbre, orchestration, dissonnance et organisation auditive”. In: Barrière, J.-B.. Le timbre metaphore por la composition. Paris: Bourgois. 1991. BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994. BRINDLE, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987. BRINDLE, Reginald Smith. The contemporary percussion. NY: Oxford. Univ. Press. 1975. DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007. MCORMICK, R. Percussion for musicians. Van Nuys: B.Mills. 1983. SCHAEFFER, Pierre e Rebel, Guy. Solfejo do objeto sonoro. trad. Dias, Antonio de Souza. Lisboa: Ina/GRM. 1990. SMALLEY, Dennis. “Spechromorpologie: explaining sound-shapes”. Organised Sound 2(2): 107–2. Cambridge : Cambridge University Press. 1997. SOURIS, A.. “Notes sur le rythme concret”. Polyphonie, revue musicale trimestrelle: le rythme musical. Paris: Richard Masse Editeurs, Deuxième Cahier, 1948. [trad. Port. Ferraz, Silvio. 2019] XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.