Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0420 - Criação Musical III
Fundamentals of Composition III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da  estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
Dodecafonismo. Serialismo. Atonalismo. A música aleatória.

 
 
 
Programa
Dodecafonismo. Serialismo. Atonalismo. A música aleatória.

 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento de trabalho de escrita musical, em obra a ser realizada conforme critérios trabalhados no curso. Avaliação deste mesmo trabalho de escritura em sua versão final a ser realizado, dentro das possibilidades do instituto, com participação de outros professores da equipe de composição musical. Partipação em atividades de aula.
Critério
Controle de materiais sonoros e musicais bem como de métodos composicionais relativos a escrita instrumental, programação em softwares de composição assistida, estratégias de improvisação e invenção coletiva ou individual, conforme linha proposta pelo aluno em comum acordo com professor. Será dada ênfase a trabalhos autorais ao invés de exercícios de aplicação técnica.
Norma de Recuperação
Não haverá recuperação.
 
Bibliografia
     
BREGMAN, Albert. “Timbre, orchestration, dissonnance et organisation auditive”. In: Barrière, J.-B.. Le timbre metaphore por la composition. Paris: Bourgois. 1991.
BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994.
BRINDLE, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987.
BRINDLE, Reginald Smith. The contemporary percussion. NY: Oxford. Univ. Press. 1975.
DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007.
MCORMICK, R. Percussion for musicians. Van Nuys: B.Mills. 1983. 
SCHAEFFER, Pierre e Rebel, Guy. Solfejo do objeto sonoro. trad. Dias, Antonio de Souza. Lisboa: Ina/GRM. 1990.
SMALLEY, Dennis. “Spechromorpologie: explaining sound-shapes”. Organised Sound 2(2): 107–2. Cambridge : Cambridge University Press. 1997.
SOURIS, A.. “Notes sur le rythme concret”. Polyphonie, revue musicale trimestrelle: le rythme musical. Paris: Richard Masse Editeurs, Deuxième Cahier, 1948. [trad. Port. Ferraz, Silvio. 2019]
XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992.

Revistas:
Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press.
Musique en Jeu. Paris: Seuil.
Contrechamps. Paris: L’age d’Homme.
Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.
 

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