Dar ao aluno condições de conhecer os rudimentos da organização da estrutura básica de uma peça musical, desenvolvendo suas concepções de equilíbrio, estética e aplicação dos recursos disponíveis, bem como dos princípios combinatórios instrumentais e/ou vocais.
Dodecafonismo. Serialismo. Atonalismo. A música aleatória.
BREGMAN, Albert. “Timbre, orchestration, dissonnance et organisation auditive”. In: Barrière, J.-B.. Le timbre metaphore por la composition. Paris: Bourgois. 1991. BREGMAN, Albert. Auditory Scene Analysis. Cambridge: MIT Press. 1994. BRINDLE, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987. BRINDLE, Reginald Smith. The contemporary percussion. NY: Oxford. Univ. Press. 1975. DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: Mardaga, 2007. MCORMICK, R. Percussion for musicians. Van Nuys: B.Mills. 1983. SCHAEFFER, Pierre e Rebel, Guy. Solfejo do objeto sonoro. trad. Dias, Antonio de Souza. Lisboa: Ina/GRM. 1990. SMALLEY, Dennis. “Spechromorpologie: explaining sound-shapes”. Organised Sound 2(2): 107–2. Cambridge : Cambridge University Press. 1997. SOURIS, A.. “Notes sur le rythme concret”. Polyphonie, revue musicale trimestrelle: le rythme musical. Paris: Richard Masse Editeurs, Deuxième Cahier, 1948. [trad. Port. Ferraz, Silvio. 2019] XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.