1. Dar condições ao aluno de desenvolver projetos próprios e coletivos de composição musical, circunscrito à escrita musical acústica e eletroacústica. 2. Dar ênfase ao contato do aluno com técnicas composicionais diversas que permearam a música do séc. XX e XXI. 3. Realização de projeto composicional em obra para conjunto instrumental livre, em que técnicas e materiais da escrita musical recente sejam contemplados. Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor.
Resumidamente, o programa do curso versará sobre as noções básicas de escrita musical contemporânea, com fundamentação histórica, funcional, estrutural, dinâmica, perceptiva e generativa. Os principais aspectos abordados serão o da construção da forma (mise-en-forme) tendo por base estratégias locais de geração de objetos (alturas, intervalos, gesto, texturas) e gerais de encadeamento e sobreposição.
Aulas de acompanhamento e problematização de projetos individuais dando a esta forma de acompanhamento um aspecto coletivo que permita aos outros alunos da turma a acompanharem os trabalhos individuais de seus colegas bem como as estratégias de leitura empregadas pelo professor. Aulas expositivas de análise de obras diversas do repertório musical realçando sempre estratégias composicionais com apresentação de noções de: 1.Interação 1.1 por responsoriedade 1.2 por contraposição 2. fusão – fissão (sonoro) 2.1 por proximidade 2.2 por ressonância 2.3 por fluxo 2.4 por recorrência 3. padrões funcionais (figural) 3.1 figura fundo (a n dimensões) 3.2 função harmônica (ressonância) 3.3 contraponto 4. problemas de formas – consistência… “todo elemento satura” 4.1 uso de elementos recorrentes cíclicos 4.2 elementos evolutivos 4.3 rima funcional entre elementos 5. justaposição, sobreposição, alternâncias / transição dégradé, cortes 5.1 cortes – índice dramático dos cortes 5.2 alternâncias regulares e não regulares 5.3 sobreposições texturais (ver fissão-fusão) Repertório base para análise: Grisey – Vortex Temporum Grisey – Partiels Murail – Memoire Érosion Ferneyhough – La chute d’Icare
BLACKING, John. Music, culture & experience. Chicago: Univ. Chicago Press, 1995. BRINDLE, R. Smith. The new music: the avant-garde since 1945. NY: Oxford univ. press. 1987. BRINDLE, Reginald Smith. The contemporary percussion. NY: Oxford. Univ. Press. 1975. COSTA, Rogério. Música errante, o jogo da improvisação livre. São Paulo: Perspectiva. 2016. DELEUZE, J.Pierre. Les écritures musicales - Recherche et enseignement basés sur les pratiques compositionnelles. Paris: mardaga, 2007. FERRAZ, S.. Notas do caderno amarelo. Tese de Livre Docência, UNICAMP, 2008. GRISEY, Gérard. “Structuration du timbre dans la musique instrumentale”. Écrits ou l'invention de la musique spectrale. Paris: Éditions MF. 2008 [trad. port. José Henrique Padovani] MF. ( LIGETI, G. “States, events, transformations” in: Perspectives of New Music. Vol. 31, No. 1. 1993. XENAKIS, Iannis. Formalized Music. NY: Pendragen Press. 1992. Revistas: Contemporary Music Review. Cambrige: Harvard Acad Press. Musique en Jeu. Paris: Seuil. Contrechamps. Paris: L’age d’Homme. Perspectives of New Music Princeton: From Music Fond.