Apresentar os instrumentos musicais conforme seus aspectos espectrais e configurações históricas. O curso também visa estudar aspectos da relação instrumental na escrita solo, câmera, tutti orquestral, observando aspectos como dobras instrumentais, batimentos, complementariedade espectral, reforço de ataque, reforço de rugosidade, fissão/fusão. No semestre de Instrumentação e Orquestração II são trabalhados os instrumentos de sopro (madeiras e metais), piano e harpa.
1) Aspectos espectrais e configurações históricas; 2) Relação instrumental: escrita solo, câmera, tutti: dobras, batimentos, complementação espectral, reforço de ataque, reforço de rugosidade, fissão/fusão; 3) Escrita solo: gesto, exploração de regiões e modos de ataque; 4) Escrita câmera: gesto e relação figural; 5) Escrita tutti: composição de texturas (tramas), sobreposição para síntese instrumental.
a) Introdução à escrita para sopros: solo e câmerab) Repertório e aspectos acústicos das flautasc) Repertório e aspectos acústicos dos clarinetesd) Repertório e aspectos acústicos do oboé e fagotee) Repertório e aspectos acústicos dos trompetes f) Repertório e aspectos acústicos dos trombones g) Repertório e aspectos acústicos da trompa h) Repertório, escrita e aspectos acústicos da harpai) Repertório e aspectos acústicos do piano
Adler, Samuel. Study of Orchestration. Nova York: Norton. 2002Carpentier, G.; Harvey. J. et all. Predicting Timbre Features of Instrument Sound Combinations: Application to Automatic Orchestration. Ghent: Journal of New Music Research, 39: 1. 2010.Casella, Mortari - La Tecnica de la Orquesta contemporânea. Buenos Aires : Ricordi Americana, 1950.Creuzburg, Heinrich – Partiturspiel., Mainz : Schott's Söhne. 1984.Gieseler, W., Lombardi, L. Weyer, R.-D.. Instrumentation in des 20 Jahrhunderts. Berlin: Moeck.Kenan, Kent. The Technques of Musical Orchestration. Nova Jersey: Prentice Hall, 1990Piston, Walter – Orchestration., Nova York : Norton & Company. 1955.Slawson, Wayne. “The Color of Sound: A Theoretical Study in Musical Timbre”. Music Theory Spectrum, Vol. 3. California: University of California Press. (Spring, 1981)