Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0427 - Instrumentação e Orquestração II
Orchestration II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2015 Desativação:

Objetivos
Apresentar os instrumentos musicais conforme seus aspectos espectrais e configurações históricas. O curso também visa estudar aspectos da relação instrumental na escrita solo, câmera, tutti orquestral, observando aspectos como dobras instrumentais, batimentos, complementariedade espectral, reforço de ataque, reforço de rugosidade, fissão/fusão. 
No semestre de Instrumentação e Orquestração II são trabalhados os instrumentos de sopro (madeiras e metais), piano e harpa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112652 - Silvio Ferraz Mello Filho
 
Programa Resumido
1) Aspectos espectrais e configurações históricas; 2) Relação instrumental: escrita solo, câmera, tutti: dobras, batimentos, complementação espectral, reforço de ataque, reforço de rugosidade, fissão/fusão; 3) Escrita solo: gesto, exploração de regiões e modos de ataque; 4) Escrita câmera: gesto e relação figural; 5) Escrita tutti: composição de texturas (tramas), sobreposição para síntese instrumental.
 
 
 
Programa
a) Introdução à escrita para sopros: solo e câmera
b) Repertório e aspectos acústicos das flautas
c) Repertório e aspectos acústicos dos clarinetes
d) Repertório e aspectos acústicos do oboé e fagote
e) Repertório e aspectos acústicos dos trompetes
f) Repertório e aspectos acústicos dos trombones
g) Repertório e aspectos acústicos da trompa
h) Repertório, escrita e aspectos acústicos da harpa
i) Repertório e aspectos acústicos do piano
 
 
 
Avaliação
     
Método
Acompanhamento quinzenal de escrita para instrumentos específicos e trabalho final de escrita para pequeno conjunto instrumental (obra original ou re-instrumentação de obra histórica).
Critério
Participação nas oficinas de instrumento com escrita e avaliação de escrita instrumental (emprego exploração de técnicas instrumentais apresentadas conforme exercícios estabelecidos).
Norma de Recuperação
Não haverá prova de recuperação visto o resultado do curso ser desenvolvido e acompanhado ao longo do semestre com duas etapas de avaliação (préfinalização e finalização).
 
Bibliografia
     
Adler, Samuel. Study of Orchestration. Nova York: Norton. 2002
Carpentier, G.; Harvey. J. et all. Predicting Timbre Features of Instrument Sound Combinations: Application to Automatic Orchestration. Ghent: Journal of New Music Research, 39: 1. 2010.
Casella, Mortari - La Tecnica de la Orquesta contemporânea. Buenos Aires : Ricordi Americana, 1950.
Creuzburg, Heinrich – Partiturspiel., Mainz : Schott's Söhne. 1984.
Gieseler, W., Lombardi, L. Weyer, R.-D.. Instrumentation in des 20 Jahrhunderts. Berlin: Moeck.
Kenan, Kent. The Technques of Musical Orchestration. Nova Jersey: Prentice Hall, 1990
Piston, Walter – Orchestration., Nova York : Norton & Company. 1955.
Slawson, Wayne. “The Color of Sound: A Theoretical Study in Musical Timbre”. Music Theory Spectrum, Vol. 3. California: University of California Press. (Spring, 1981)
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0427

Clique para consultar o oferecimento para CMU0427

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP