1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Regência I, II, III, IV, etc. a serem ministradas em semestres posteriores.
Classificação Vocal - Métodos e critérios - através da classificação dos ingressantes no CMU a cada ano. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Simultâneo aos ítens 2 e 4 - Leitura coral: a) testagem da leitura à 1ª vista do grupo a quatro ou cinco vozes. - b) testagem da escuta harmônica e afinação da 1ª vista a quatro e cinco vozes. Colocação da emissão em "Boca Chiusa". - a) relaxamento da mandíbula. - b) posicionamento da língua. - c) suspensão do palato mole. - d) exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando. - e) conexão do apoio e a missão vocal em "Boca Chiusa". - f) o crescimento em "Boca Chiusa"e as colocações frontal e craniana do som. Passagem da "Boca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. Leitura coral (simultâneo aos ítens 5 e 7).
Classificação Vocal - Métodos e critérios - através da classificação dos ingressantes no CMU a cada ano. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Simultâneo aos ítens 2 e 4 - Leitura coral: a) testagem da leitura à 1ª vista do grupo a quatro ou cinco vozes.- b) testagem da escuta harmônica e afinação da 1ª vista a quatro e cinco vozes. Colocação da emissão em "Boca Chiusa" - a) relaxamento da mandíbula. - b)posicionamento da língua. - c) suspensão do palato mole. - d) exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando. - e) conexão do apoio e a missão vocal em "Boca Chiusa". - f) o crescimento em "Boca Chiusa"e as colocações frontal e craniana do som. Passagem da "Boca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. Leitura coral (simultâneo aos ítens 5 e 7). Através da leitura, montagem e aperfeiçoamento de peças relativamente simples, promover a aplicação da técnica aprendida, agora já com um objetivo mais diretamente musical. Compactação da conexão entre diafragma e emissão das vocais e da "Boca Chiusa".
ABRAHAM, Gerald (ed) - The aze of Humanisus, 1540-1630, in New Oxford - History of Music, Vol. IV, Oxford University Press, London, 1968CORNUT, Guy - La voix - Presses Universitaires de France, 1986.DONINGTON, Robert - The interpretation of Early Music, Faber and Faber London, 1974.HUGHES, Dom Anselm and ABRAHAM, Gerald - Ars Nova and the Renaissance 1330-1540), in New Oxford History of Music. Vol.III, Oxford University Press, London , 1974JACOBS, Arthur (ed) - Choral Music - a symposium, Penguim Books Ltda. Harmondsworth, Middlesex, England, 1978.KIEFER, Bruno - História e significado das formas musicais, Ed. Movimento e Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre, 1976LEHMANN, Lilli - Aprenda a cantar, Ediouro, 1984, Rio de JaneiroLOUZADA, Dr. Paulo da Silva - As Bases da Educação Vocal - O livro Médico Ltda., Rio de Janeiro, 1982 RANGEL Felix - Le Chant Choral - Presses Universitaires de France, Paris, 1948ROBINSON, Ray and WINOLD, Allen - The Choral Experience. Harper and Row, Publishers, New York, London, 1976SIEGMEISTER, Elie - Música Y Sociedad. Siglo Vientiuno Editores, México, 1980_________________________________________________________________________