Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0430 - Canto Coral I
Choral Singing I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Regência I, II, III, IV, etc. a serem ministradas em semestres posteriores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74427 - Marco Antonio da Silva Ramos
 
Programa Resumido
Classificação Vocal - Métodos e critérios - através da classificação dos ingressantes no CMU a cada ano. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Simultâneo aos ítens 2 e 4 - Leitura coral: a) testagem da leitura à 1ª vista do grupo a quatro ou cinco vozes. - b) testagem da escuta harmônica e afinação da 1ª vista a quatro e cinco vozes. Colocação da emissão em "Boca Chiusa". - a) relaxamento da mandíbula. - b) posicionamento da língua. - c) suspensão do palato mole. - d) exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando. - e) conexão do apoio e a missão vocal em "Boca Chiusa". - f) o crescimento em "Boca Chiusa"e as colocações frontal e craniana do som. Passagem da "Boca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. Leitura coral (simultâneo aos ítens 5 e 7).
 
 
 
Programa
Classificação Vocal - Métodos e critérios - através da classificação dos ingressantes no CMU a cada ano. Respiração para o canto - exercícios para localização da respiração baixa e média. Apoio e coluna de ar. Simultâneo aos ítens 2 e 4 - Leitura coral: a) testagem da leitura à 1ª vista do grupo a quatro ou cinco vozes.- b) testagem da escuta harmônica e afinação da 1ª vista a quatro e cinco vozes. Colocação da emissão em "Boca Chiusa" - a) relaxamento da mandíbula. - b)posicionamento da língua. - c) suspensão do palato mole. - d) exercícios de percepção do local onde a voz está se colocando. - e) conexão do apoio e a missão vocal em "Boca Chiusa". - f) o crescimento em "Boca Chiusa"e as colocações frontal e craniana do som. Passagem da "Boca Chiusa" para vogais e outros sons nasais e guturais. Leitura coral (simultâneo aos ítens 5 e 7). Através da leitura, montagem e aperfeiçoamento de peças relativamente simples, promover a aplicação da técnica aprendida, agora já com um objetivo mais diretamente musical. Compactação da conexão entre diafragma e emissão das vocais e da "Boca Chiusa".
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas em grupo (geral, naipe ou quartetos). Atendimento individual quando necessário. Aulas teóricas expositivas, quando necessário. Ensaios de repertório coral. Ensaios do Coral da ECA/USP, constituído de estudantes, tanto do CMU como de toda a USP que comprovem prática coral anterior e leitura musical cantada fluente. Preparação teórica e prática desses ensaios. Preparação vocal dos coralistas em seções, no começo de cada ensaio.
Critério
A avaliação será feita: - Pela performance nas apresentações do CORAL da ECA-USP, que é resultado desta disciplina, que inclusive é contada como aula, com lista de presença e contagem no computo de frequência. Tais apresentações poderão ser realizadas dentro ou fora dos Campi da USP. O coro realiza em média duas apresentações por semestre. - Pela evolução dos resultados individuais de cada estudante, vocal e musicalmente (leitura com texto à primeira vista e estudo individual da partitura) no decorrer das aulas-ensaio do Coral da ECA-USP. - Pela assiduidade e pontualidade. - Pelo envolvimento artístico-performático e estudantil no trabalho realizado. Poderão ser realizados ensaios de quartetos e octetos para aferição das performances individuais a critério do professor.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ABRAHAM, Gerald (ed) - The aze of Humanisus, 1540-1630, in New Oxford - History 
of Music, Vol. IV, Oxford University Press, London, 1968
CORNUT, Guy - La voix - Presses Universitaires de France, 1986.
DONINGTON, Robert - The interpretation of Early Music, Faber and Faber
London, 1974.
HUGHES, Dom Anselm and ABRAHAM, Gerald - Ars Nova and the Renaissance
1330-1540), in New Oxford History of Music. Vol.III, Oxford University
Press, London , 1974
JACOBS, Arthur (ed) - Choral Music - a symposium, Penguim Books Ltda.
Harmondsworth, Middlesex, England, 1978.
KIEFER, Bruno - História e significado das formas musicais, Ed. Movimento e
Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre, 1976
LEHMANN, Lilli - Aprenda a cantar, Ediouro, 1984, Rio de Janeiro
LOUZADA, Dr. Paulo da Silva - As Bases da Educação Vocal - O livro Médico Ltda.,
Rio de Janeiro, 1982
RANGEL Felix - Le Chant Choral - Presses Universitaires de France, Paris, 1948
ROBINSON, Ray and WINOLD, Allen - The Choral Experience. Harper and Row,
Publishers, New York, London, 1976
SIEGMEISTER, Elie - Música Y Sociedad. Siglo Vientiuno Editores, México, 1980
_________________________________________________________________________
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0430

Clique para consultar o oferecimento para CMU0430

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP