Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0431 - Canto Coral II
Choral Singing II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 31/12/2017

Objetivos
1. Aproximar o aluno do seu aparelho vocal, ao nível da expressão falada ou cantada, em sua expressão individual ou coletiva (coral). 2. Propiciar ao aluno o contato com o repertório coral e seu papel no desenvolvimento da linguagem musical. 3. Propiciar ao aluno a oportunidade de fazer música vocal em conjunto, com o aprendizado técnico do auditivo da realização de parâmetros como: afinação, precisão equilíbrio, fraseado, etc. 4. Instrumentar o aluno para as disciplinas Regência I, II, III, IV, etc. a serem ministradas em semestres posteriores.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
74427 - Marco Antonio da Silva Ramos
 
Programa Resumido
Retomada dos repertórios e dos pressupostos técnicos de Canto Coral I. Leitura Coral: uma canção coral em língua latina para compactação do referencial técnico aprendido até aqui. De volta ao uníssono: a) afinação em uníssono e 8ª. (as muitas formas) b) uniformidade tímbrica c) precisão rítmica d) uníssono: as muitas línguas (introdução) e) uníssono: os muitos modos (construção) f) afinação e direção melódica (música ficta, afinação em sensíveis) g) fraseado como necessidade primeira do uníssono. O uníssono acompanhado (piano, violão, instrumento) e seus problemas específicos. O cânone. (Simultâneo aos ítens 4, 5, 7 e  8) vogais: a) colocação das vogais  (formas) b) projeção das vogais c) ajudas das consoantes sonoras na emissão das vogais. Outras formações corais. Primeira abordagem estilistica: (sistematização).
 
 
 
Programa
Retomada dos repertórios e dos pressupostos técnicos de Canto Coral I. Leitura Coral: uma canção coral em língua latina para compactação do referencial técnico aprendido até aqui. De volta ao uníssono: a) afinação em uníssono e 8ª. (as muitas formas) b) uniformidade tímbrica c) precisão rítmica d) uníssono: as muitas línguas (introdução) e) uníssono: os muitos modos (construção) f) afinação e direção melódica (música ficta, afinação em sensíveis) g) fraseado como necessidade primeira do uníssono. O uníssono acompanhado (piano, violão, instrumento) e seus problemas específicos. O cânone. (Simultâneo aos ítens 4, 5, 7 e  8) vogais: a) colocação das vogais  (formas) b) projeção das vogais c) ajudas das consoantes sonoras na emissão das vogais. Outras formações corais. Primeira abordagem estilistica: (sistematização).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas práticas em grupo (geral, naipe ou quartetos). Atendimento individual quando necessário. Aulas teóricas expositivas, quando necessário. Ensaios de repertório coral. Ensaios do Coral da ECA/USP, constituído de estudantes, tanto do CMU como de toda a USP que comprovem prática coral anterior e leitura musical cantada fluente. Preparação teórica e prática desses ensaios. Preparação vocal dos coralistas em seções, no começo de cada ensaio.
Critério
A avaliação será feita: - Pela performance nas apresentações do CORAL da ECA-USP, que é resultado desta disciplina, que inclusive é contada como aula, com lista de presença e contagem no computo de frequência. Tais apresentações poderão ser realizadas dentro ou fora dos Campi da USP. O coro realiza em média duas apresentações por semestre. - Pela evolução dos resultados individuais de cada estudante, vocal e musicalmente (leitura com texto à primeira vista e estudo individual da partitura) no decorrer das aulas-ensaio do Coral da ECA-USP. - Pela assiduidade e pontualidade. - Pelo envolvimento artístico-performático e estudantil no trabalho realizado. Poderão ser realizados ensaios de quartetos e octetos para aferição das performances individuais a critério do professor.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ABRAHAM, Gerald (ed) - The aze of Humanisus, 1540-1630, in New Oxford - History 
of Music, Vol. IV, Oxford University Press, London, 1968
CORNUT, Guy - La voix - Presses Universitaires de France, 1986.
DONINGTON, Robert - The interpretation of Early Music, Faber and Faber
London, 1974.
HUGHES, Dom Anselm and ABRAHAM, Gerald - Ars Nova and the Renaissance
1330-1540), in New Oxford History of Music. Vol.III, Oxford University
Press, London , 1974
JACOBS, Arthur (ed) - Choral Music - a symposium, Penguim Books Ltda.
Harmondsworth, Middlesex, England, 1978.
KIEFER, Bruno - História e significado das formas musicais, Ed. Movimento e
Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre, 1976
LEHMANN, Lilli - Aprenda a cantar, Ediouro, 1984, Rio de Janeiro
LOUZADA, Dr. Paulo da Silva - As Bases da Educação Vocal - O livro Médico Ltda.,
Rio de Janeiro, 1982
RANGEL Felix - Le Chant Choral - Presses Universitaires de France, Paris, 1948
ROBINSON, Ray and WINOLD, Allen - The Choral Experience. Harper and Row,
Publishers, New York, London, 1976
SIEGMEISTER, Elie - Música Y Sociedad. Siglo Vientiuno Editores, México, 1980
_________________________________________________________________________
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0431

Clique para consultar o oferecimento para CMU0431

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP