Levar o aluno a dominar seu aparelho vocal no máximo de sua potencialidade. Levar o aluno a perceber o universo coral dentro do grande panorama da História da Música, a partir de uma abordagem prática.
Os problemas de unidade timbrística com exigência dos diversos estilos:a) a abertura da boca - b) a colocação do som - c) os tipos de ressonância. A música do Barroco e do Classicismo: problemas de interpretação e entendimento do texto musical. A música popular brasileira e seus arranjos para conjuntos corais: influências, problemas de execução, soluções técnicas.
ABRAHAM, Gerald (ed) - The aze of Humanisus, 1540-1630, in New Oxford - History of Music, Vol. IV, Oxford University Press, London, 1968CORNUT, Guy - La voix - Presses Universitaires de France, 1986.DONINGTON, Robert - The interpretation of Early Music, Faber and Faber London, 1974.HUGHES, Dom Anselm and ABRAHAM, Gerald - Ars Nova and the Renaissance 1330-1540), in New Oxford History of Music. Vol.III, Oxford University Press, London , 1974JACOBS, Arthur (ed) - Choral Music - a symposium, Penguim Books Ltda. Harmondsworth, Middlesex, England, 1978.KIEFER, Bruno - História e significado das formas musicais, Ed. Movimento e Instituto Estadual do Livro, Porto Alegre, 1976LEHMANN, Lilli - Aprenda a cantar, Ediouro, 1984, Rio de JaneiroLOUZADA, Dr. Paulo da Silva - As Bases da Educação Vocal - O livro Médico Ltda., Rio de Janeiro, 1982 RANGEL Felix - Le Chant Choral - Presses Universitaires de France, Paris, 1948ROBINSON, Ray and WINOLD, Allen - The Choral Experience. Harper and Row, Publishers, New York, London, 1976SIEGMEISTER, Elie - Música Y Sociedad. Siglo Vientiuno Editores, México, 1980_________________________________________________________________________