Proporcionar aos alunos interessados o embasamento tëcnico necessário ao desenvolvimento da disciplina e incentivar seu envolvimento também através de várias propostas filosóficas estéticas
A disciplina têm por objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado com a disciplina Introdução à Regência Orquestral I, oferecendo aos alunos exercícios fundamentado e constante da atividade criadora. É de conhecimento dos músicos bem formados que a experiência da criação demanda, longp de prática, razão pela qual a inclusão dessa disciplina, pode melhorar as condições de desenvolvimento de alunos.
a) Solfejo/Ditados aplicados em várias modalidades, b) Estudos em orquestração de textos tomados ou de autoria do próprio aluno, c) Estudos/Leitura de partituras ao Piano e d) Estudos/Análise das obras do repertório sinfônico.
Rudolf, M. - "The Grammar of Conducting" - New York, Schirmer, 1950/1980. Scherchen, H. - "Manuale del Direttore d'Orchestra" - Milano, Cuci, 1966. Graf, M. - "Composer and Critic: two hundred years of musical criticism"- New York, Norton, 1946. Fuchs, P-P. - "The Psychology of Conducting" - New York, MCA inc., 1969. Banberger, C. "The Conductir's Art" - New York, Columbia university Press, 1989. Galkin, E.W. - "A History of Orchestral Conducting in Theory and Practice" - New York, Pendragon Press, 1988. Green, E.A.H. - "The Modern Conductor"- New Jersey, Prentice hall Inc., 1987.------------- - "Techniques of Modern Orchestra Conducting" - Bostn, Harvard University Press, 1973. Viatelli, F. - "Materia e Forma della Música" - Firenze, Felice Le Monnier, 1923.