Proporcionar aos alunos interessados o embasamento técnico necessário ao desenvolvimento da disciplina e incentivar seu desenvolvimento também através das várias propostas filosóficas estéticas.
A disciplina têm por objetivo dar continuidade ao trabalho iniciado com a disciplina Int. à Reg. Orquestral III - CMU 0446, oferecendo aos alunos ecercícios fundamentado e constante da atividade criadora. É de conhecimento dos músicos bem formados que a experiência da criação demanda, além de conhecimentos musicais profundos, em tempo bastante longo de prática, razão pela qual a inclusão dessa disciplina, pode melhorar as condições de desenvolvimento dos alunos.
a) Solfejo/Ditados aplicados em várias modalidades, b) Estudos em orquestração de textos tomados ou de autoria do próprio aluno, c) Estudos/Leitura de partituras ao Piano e d) Estudos/Análise das obras do repertório sinfônico.
Rudolf, M. - "The Grammar of Conducting" - New York, Schirmer, 190/1980. Scherchen, H. - "Manuele del Direttore d'Orchestra"- Milano, Cuci, 1966. Graf, M. - "Composer and Critic: two hundred years of musical criticism" - New York, Norton, 1946. Fuchs, P-P - "The Psychology of Conducting"- New York, MCA Inc, 1969. Banberger, C - "The Conductor's Art" - New York, Columbia University Press, 1989. Galkin, E.W. - "A History of Orchestral Conducting in Theory and Practice" - new York, pendragon Press, 1988. Green, E.A.H. - "The Modern Conductor"- New Jersey, Prentice Hall Inc, 1987. ----------"Techniques of Modern Orchestra Conducting"- Boston harvard University Press, 1973. Viatelli, F - "Materia e Forma della Música" - Firenze, Felice Le Monnier, 1923.