Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0449 - Áudio e Produção Musical
Audio and Music Production

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2023 Desativação:

Objetivos
Fornecer ferramentas conceituais e práticas para o uso de tecnologias eletrônicas e digitais em áudio musical. Aproximar os alunos dos processos de produção fonográfica, prática de estúdio de gravação, manipulação de áudio e de criação musical com ferramentas digitais. Apresentar os fundamentos de técnicas de gravação, mixagem e difusão sonora.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3175446 - Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
 
Programa Resumido
1 - Princípios básicos de Acústica. Áudio analógico e digital;
2 - Ambientes de produção musical. Estúdio: equipamentos, conexões entre dispositivos e operação;
3 - Captação do Som: Meios de gravação. Programas de gravação e edição. Microfones (tipos, posicionamento, aplicações);
4 - Processamento de áudio: Processadores de efeito. Ambiência. Filtros e equalização. Processamento dinâmico de sinais;
5 - Introdução à mixagem. O funcionamento do console de mixagem. Criação de imagem estereofônica e espacialização;
6 - O ouvido como ferramenta de percepção musical.
 
 
 
Programa
1 - Princípios Básicos: Som digital vs. som analógico. Protocolo MIDI. Conexões entre equipamentos musicais.
2 - Captação do Som: Meios de gravação. Programas de Gravação. Microfones (tipos, posicionamento, aplicações).
3 - Processamento sonoro: Processadores de efeito. Ambiência. Filtros e equalização.
4 - Introdução à mixagem: O funcionamento do console de mixagem. Aplicação de processadores dinâmicos. Criação de imagem estereofônica e especialização.
5 - Instrumentos Eletrônicos e Digitais: História e evolução. Sintetizadores.
6 - Programas de análise e manipulação espectral. Análise musical por computador.
7 – Uso de ferramentas eletroacústicas para criação musical.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de atividades práticas no laboratório de eletroacústica.
Critério
A avaliação será feita por meio de uma prova teórica e por trabalhos práticos realizados em laboratório.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Ballou, G. (2002). Handbook for Sound Engineers, Focal Press, ISBN: 0240804546, Third Edition.
Eargle, J. and C. Foreman (2002). Audio engineering for sound reinforcement. Milwaukee, WI, JBL/Hal Leonard Corporation.
Eargle, J. (2001) The Microphone Book. Focal Press. ISBN: 0240804457.
Gibson, B. (2002). Compressors, Limiters, Expanders & Gates. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press. Gibson, B. (2002). Equalizers, Reverbs & Delays. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
Gibson, B. (2002). Microphone Techniques. Auburn Hills, MI, Pro Audio Press.
Huber, D. M. and P. Willianms (1998). Professional Microphone Techniques. Emeryville, Mix Books.
Machado, R. M. (2001). Som ao vivo: conceitos e aplicações básicas em sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
Moscal, T. (2001). Sound Check: o básico de som e sistemas de sonorização. Rio de Janeiro, H. Sheldon.
Pohlmann, K. C. (2005). Principles of Digital Audio. McGraw-Hill/TAB Electronics. ISBN: 0071441565 Rettinger, M. (1981). Studio Acoustics. Chemical Publishing Company. ISBN: 0820603767.
Tápia, Daniel. (2021). Áudio Musical: uma introdução. Campinas: Editora Unicamp. Stark, S. H. (1996). Live Sound Reinforcement. Emeryville, MixBooks.
Talbot-Smith, M., Ed. (1995). Sound Engineer's Poket Book. Focal Poket Books. Oxford, Boston, et al., Focal Press.
Valle, S. (1997). Microfones: Tecnologia e Aplicação. Rio de Janeiro, Editora Música & Tecnologia. 
White, P. (2000). Basic Mixing Techniques. London, Sanctuary Publishing.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0449

Clique para consultar o oferecimento para CMU0449

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP