Possibilitar a realização de trabalhos práticos e reflexão crítica no campo da música eletroacústica. Por meio de exercícios programados os alunos terão oportunidade de realizar exercícios composicionais e lidar, na prática, com os problemas específicos da criação de música eletroacústica.
Realização de exercícios programados de composição de música eletroacústica. Exploração de técnicas de manipulação sonora, análise espectral e síntese. Utilização de programas de edição de áudio.
1. Rotina de estúdio: Interfaces e conexões entre equipamentos. 2. Exercícios com síntese: Seleção e adequação de sons sintetizados. Realização de pequenas estruturas sonoras. 3. Exercícios com sons registrados. Registro de amostras sonoras diversas. Seleção e catalogação de material sonoro. Realização de pequenas estruturas sonoras. 4. Material e Forma: Realização de exercício de composição para adequação de material sonoro a procedimentos formais. Análise e exposição dos resultados. 5. Projeto composicional: Realização de composição eletroacústica a partir de um projeto composicional previamente definido.
Barrièrre, J.C. (1991). Le timbre, métafore pour la composition. Paris: Christian Bourgois Éditeur/I.R.C.A.M. Caesar, R. (1997). Material e Forma na Música Eletroacústica. Pesquisa e Música, 3 (1), 4-10. Chion, M. (1983). Guide des objets sonores - Pierre Schaeffer et la recherche musicale. Paris: Buchet-Chastel : Institut national de la communication audiovisuelle. Collins, N. (2009). Handmade Electronic Music: The Art of Hardware Hacking. New York: Routledge. Emmerson, S. (2000). Music, Electronic Media and Culture. Aldershot, Burlington, Singapore, Sydney: Ashgate Publishing Company. Emmerson, S. (2007). Living Electronic Music. Hampshire: Ashgate Pub Co. Fritsch, E. F. (2008). Música Eletrônica. Porto Alegre: Editora da UFRGS. Iazzetta, F. (2009). Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Ed. Perspectiva. Kahn, D. (1999). Noise Water Meat: A History of Sound in the Arts. Cambridge London: The MIT Press. Licata, T. (2002). Electroacoustic Music: Analytical Perspectives. Westport, Conn: Praeger. Menezes, F. (Ed.).(1996). Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo. EDUSP. Miranda, E.R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press. Roads, C. (1996). The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press. Rowe, R. (1993). Interative Music Systems. Cambridge, MA: The MIT Press. Schaeffer, P. (1966). Traité des Objects Musicaux. Paris: Éditions du Seuil. Smalley, D. (1986) “Spectro-Morphology and Structuring Processes.” In The Language of Electroacoustic Music, edited by Simon Emmerson, 61–93. New York: Harwood Academic Press. Smalley, D. (1992). “The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic Era.” In Companion to Contemporary Musical Thought, edited by Tin Howell John Paynter, 1:514–54. London / New York: Routledge. Taylor, T. D. (2001). Strange Sounds: Music, Technology & Culture. New York: Routledge.