Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0451 - Música Eletroacústica II
Electroacoustic Music II

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2016 Desativação:

Objetivos
Possibilitar a realização de trabalhos práticos e reflexão crítica no campo da música eletroacústica. Por meio de exercícios programados os alunos terão oportunidade de realizar exercícios composicionais e lidar, na prática, com os problemas específicos da criação de música eletroacústica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3175446 - Fernando Henrique de Oliveira Iazzetta
 
Programa Resumido
Realização de exercícios programados de composição de música eletroacústica. Exploração de técnicas de manipulação sonora, análise espectral e síntese. Utilização de programas de edição de áudio.
 
 
 
Programa
1. Rotina de estúdio: Interfaces e conexões entre equipamentos.
2. Exercícios com síntese: Seleção e adequação de sons sintetizados. Realização de pequenas estruturas sonoras.
3. Exercícios com sons registrados. Registro de amostras sonoras diversas. Seleção e catalogação de material sonoro. Realização de pequenas estruturas sonoras.
4. Material e Forma: Realização de exercício de composição para adequação de material sonoro a procedimentos formais. Análise e exposição dos resultados.
5. Projeto composicional: Realização de composição eletroacústica a partir de um projeto composicional previamente definido.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas sobre os conceitos básicos da disciplina acompanhadas de atividades práticas no laboratório de eletroacústica.
Critério
Os alunos serão avaliados em função de seus trabalhos realizados em laboratório e de uma composição eletroacústica a ser apresentada no final do curso.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
Barrièrre, J.C. (1991). Le timbre, métafore pour la composition. Paris: Christian Bourgois Éditeur/I.R.C.A.M. 
Caesar, R. (1997). Material e Forma na Música Eletroacústica. Pesquisa e Música, 3 (1), 4-10.
Chion, M. (1983). Guide des objets sonores - Pierre Schaeffer et la recherche musicale. Paris: Buchet-Chastel : Institut national de la communication audiovisuelle.
Collins, N. (2009). Handmade Electronic Music: The Art of Hardware Hacking. New York: Routledge.
Emmerson, S. (2000). Music, Electronic Media and Culture. Aldershot, Burlington, Singapore, Sydney: Ashgate Publishing Company.
Emmerson, S. (2007). Living Electronic Music. Hampshire: Ashgate Pub Co.
Fritsch, E. F. (2008).  Música Eletrônica. Porto Alegre: Editora da UFRGS.
Iazzetta, F. (2009). Música e Mediação Tecnológica. São Paulo: Ed. Perspectiva.
Kahn, D. (1999). Noise Water Meat: A History of Sound in the Arts. Cambridge London: The MIT Press.
Licata, T. (2002).  Electroacoustic Music: Analytical Perspectives. Westport, Conn: Praeger.
Menezes, F. (Ed.).(1996). Música Eletroacústica: Histórias e Estéticas. São Paulo. EDUSP. 
Miranda, E.R. (1998). Computer Synthesis for the Electronic Musician. Oxford: Focal Press. 
Roads, C. (1996).  The Computer Music Tutorial. Cambridge, MA: The MIT Press. 
Rowe, R. (1993). Interative Music Systems. Cambridge, MA: The MIT Press. 
Schaeffer, P. (1966). Traité des Objects Musicaux. Paris: Éditions du Seuil.
Smalley, D. (1986) “Spectro-Morphology and Structuring Processes.” In The Language of Electroacoustic Music, edited by Simon Emmerson, 61–93. New York: Harwood Academic Press.
Smalley, D. (1992). “The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic Era.” In Companion to Contemporary Musical Thought, edited by Tin Howell John Paynter, 1:514–54. London / New York: Routledge.
Taylor, T. D. (2001). Strange Sounds: Music, Technology & Culture. New York: Routledge.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0451

Clique para consultar o oferecimento para CMU0451

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP