Dar condições para que o aluno desenvolva capacidade de audição e leitura de eventos simultâneos, notadamente com relação aos poarâmetros de duração e da frequência.
Período Barroco - Origem da ópera em música: O madrigal dramático e as teorias sobre teatro e música antiga. A ópera de corte: Jacopo Peri, Cláudio Monteverdi, Marco da Gagliano. A Ópera empresarial do século XVII: Francesco Cavalli e Alessandro Scarlatti. Lully e a ópera francesa. As primeiras reformas do melodrama e a ópera do barroco tardio: Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel, Jean-Philippe Rameau.
BIANCONI, L., IL Seicento,Torino, EDT, 1982.CELLETTI, R., Storia del bel canto, Firenze, La Nuova Itália, 1986.COELHO, L. M., A ópera barroca italiana, São Paulo, Perspectiva, 2000.COELHO, L. M., A ópera da França, São Paulo, Perspectiva, 1999.PALISCA, C. V., The Florentine Camerata, New Haven, Yale University Press, 1989.