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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0452 - História da Ópera I
Opera History I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação:

Objetivos
Dar condições para que o aluno desenvolva capacidade de audição e leitura de eventos simultâneos, notadamente com relação aos poarâmetros de duração e da frequência.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1604221 - Monica Isabel Lucas
 
Programa Resumido
Período Barroco - Origem da ópera em música: O madrigal dramático e as teorias sobre teatro e música antiga. A ópera de corte: Jacopo Peri, Cláudio Monteverdi, Marco da Gagliano. A Ópera empresarial do século XVII: Francesco Cavalli e Alessandro Scarlatti. Lully e a ópera francesa. As primeiras reformas do melodrama e a ópera do barroco tardio: Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel, Jean-Philippe Rameau.
 
 
 
Programa
Período Barroco - Origem da ópera em música: O madrigal dramático e as teorias sobre teatro e música antiga. A ópera de corte: Jacopo Peri, Cláudio Monteverdi, Marco da Gagliano. A Ópera empresarial do século XVII: Francesco Cavalli e Alessandro Scarlatti. Lully e a ópera francesa. As primeiras reformas do melodrama e a ópera do barroco tardio: Antonio Vivaldi, Georg Friedrich Haendel, Jean-Philippe Rameau.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas Expositivas com escuta e análise nas obras
Critério
Seminário e/ou trabalho escrito
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida por motivos operacionais,de acordo com a Resolução COG-3583, artigo e paragrafo 1º de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
BIANCONI, L., IL Seicento,Torino, EDT, 1982.CELLETTI, R., Storia del bel canto, Firenze, La Nuova Itália, 1986.COELHO, L. M., A ópera barroca italiana, São Paulo, Perspectiva, 2000.COELHO, L. M., A ópera da França, São Paulo, Perspectiva, 1999.PALISCA, C. V., The Florentine Camerata, New Haven, Yale University Press, 1989. 
 

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