Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0453 - História da Ópera II
Opera History II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2005 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
Proporcionar  ao aluno um conhecimento dos estilos operísticos e de sua evolução, seja do ponto de vista das formas musicais, seja do ponto de vista das estruturas dramáticas.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3031661 - Mario Rodrigues Videira Junior
 
Programa Resumido
ClassicismoA ópera cômica entre barroco e classicismo: Pergolesi, Galluppi. A reforma de Gluck e a resposta de Picinni, Paisiello e Cimarosa. Mozart. A ópera da revolução: Cherubini e Beethoven.
 
 
 
Programa
ClassicismoA ópera cômica entre barroco e classicismo: Pergolesi, Galluppi. A reforma de Gluck e a resposta de Picinni, Paisiello e Cimarosa. Mozart. A ópera da revolução: Cherubini e Beethoven.
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Resumos e fichamentos de textos selecionados -Seminários -Dissertação e/ou prova escrita
Critério
-Assiduidade e participação em sala de aula -Avaliação continuada (resumos, fichamentos, seminários) -Avaliação final (dissertação e/ou prova escrita)
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
ABBATE, Carolyn; PARKER, Roger. Uma História da Ópera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.
ADORNO, Theodor W. Berg: o mestre da transição mínima. São Paulo: Ed. Unesp, 2010.
______. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Ed. Unesp, 2011.
BALTHAZAR, Scott L. (Ed.). The Cambridge Companion to Verdi. Cambridge: CUP, 2004.
CHARLTON, David (Ed.). The Cambridge Companion to Grand Opera. Cambridge: CUP, 2003.
COELHO, Lauro Machado. A Ópera Alemã. São Paulo: Perspectiva: 2000.
______. A Ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999.
______. A Ópera Romântica Italiana. São Paulo: Perspectiva, 2002.
DAHLHAUS, Carl. Drammaturgia dell’opera italiana. Torino, EDT, 2005.
______. Realism in Nineteenth-Century Music. Cambridge: CUP, 1985.
______. Tradição e Reforma na Ópera. In: DAHLHAUS, C. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, 1991.
DEATHRIDGE, John; DAHLHAUS, Carl. Wagner. Porto Alegre: L&PM, 1988.
GREY, Thomas S. (Ed.). The Cambridge Companion to Wagner. Cambridge: CUP, 2010.
GROUT, Donald J.; WILLIAMS, Hermine W. A Short History of Opera. 4. ed. New York: Columbia University Press, 2003.
KERMAN, Joseph. A Ópera como Drama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983.
MILLINGTON, Barry (Org.) Wagner: Um compêndio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995.
PISTONE, Danièle. Nineteenth-Century Italian Opera: from Rossini to Puccini. Portland: Amadeus Press, 1995.
REVISTA Brasileira de Música. A. Carlos Gomes (1836-1936). Rio de Janeiro: INM, 1936.
ROSEN, Charles. A Geração Romântica. São Paulo: Edusp, 2000.
SCEMAMA, Patrick; ROUSSEL, Stéphane (Ed). L’Opéra au XXe Siècle. Paris: Textuel, 2007.
SENICI, Emanuele (Ed.). The Cambridge Companion to Rossini. Cambridge: CUP, 2004.
SNOWMAN, Daniel. La Ópera: Una História Social. México D.F.: FCE, 2013.
VOLPE, Maria Alice (Org.) Atualidade da Ópera. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Música, 2012 (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 1).
WAGNER, Richard. A Obra de Arte do Futuro. Lisboa: Antígona, 2003.
 

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