Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0453 - História da Ópera II
History of Opera II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Proporcionar ao aluno um conhecimento dos estilos operísticos e sua evolução, a partir do ponto de vista das formas musicais e das estruturas dramáticas, com especial ênfase nas produções dos séculos XIX e XX.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3031661 - Mario Rodrigues Videira Junior
 
Programa Resumido
Beethoven e o Fidelio A Ópera Romântica Alemã A Ópera Italiana: Convenções Formais do Bel-Canto Ópera Romântica: Política e Melodrama A Ópera na França: da Grand Opéra à Opéra Lyrique O Realismo na Ópera Italiana do Século XIX O Drama Musical de Richard Wagner Ópera Romântica no Brasil A Ópera no Século XX: Modernismo(s)
 
 
 
Programa
Beethoven e o Fidelio A Ópera Romântica Alemã A Ópera Italiana: Convenções Formais do Bel-Canto Ópera Romântica: Política e Melodrama A Ópera na França: da Grand Opéra à Opéra Lyrique O Realismo na Ópera Italiana do Século XIX O Drama Musical de Richard Wagner Ópera Romântica no Brasil A Ópera no Século XX: Modernismo(s)
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Resumos e fichamentos de textos selecionados -Seminários -Dissertação e/ou prova escrita
Critério
-Assiduidade e participação em sala de aula -Avaliação continuada (resumos, fichamentos, seminários) -Avaliação final (dissertação e/ou prova escrita)
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
ABBATE, Carolyn; PARKER, Roger. Uma História da Ópera. São Paulo: Companhia das Letras, 2015. ADORNO, Theodor W. Berg: o mestre da transição mínima. São Paulo: Ed. Unesp, 2010. ______. Introdução à Sociologia da Música. São Paulo: Ed. Unesp, 2011. BALTHAZAR, Scott L. (Ed.). The Cambridge Companion to Verdi. Cambridge: CUP, 2004. CHARLTON, David (Ed.). The Cambridge Companion to Grand Opera. Cambridge: CUP, 2003. COELHO, Lauro Machado. A Ópera Alemã. São Paulo: Perspectiva: 2000. ______. A Ópera na França. São Paulo: Perspectiva, 1999. ______. A Ópera Romântica Italiana. São Paulo: Perspectiva, 2002. DAHLHAUS, Carl. Drammaturgia dell’opera italiana. Torino, EDT, 2005. ______. Realism in Nineteenth-Century Music. Cambridge: CUP, 1985. ______. Tradição e Reforma na Ópera. In: DAHLHAUS, C. Estética Musical. Lisboa: Edições 70, 1991. DEATHRIDGE, John; DAHLHAUS, Carl. Wagner. Porto Alegre: L&PM, 1988. GREY, Thomas S. (Ed.). The Cambridge Companion to Wagner. Cambridge: CUP, 2010. GROUT, Donald J.; WILLIAMS, Hermine W. A Short History of Opera. 4. ed. New York: Columbia University Press, 2003. KERMAN, Joseph. A Ópera como Drama. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990. MARIZ, Vasco. História da Música no Brasil. 2. Ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1983. MILLINGTON, Barry (Org.) Wagner: Um compêndio. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1995. PISTONE, Danièle. Nineteenth-Century Italian Opera: from Rossini to Puccini. Portland: Amadeus Press, 1995. REVISTA Brasileira de Música. A. Carlos Gomes (1836-1936). Rio de Janeiro: INM, 1936. ROSEN, Charles. A Geração Romântica. São Paulo: Edusp, 2000. SCEMAMA, Patrick; ROUSSEL, Stéphane (Ed). L’Opéra au XXe Siècle. Paris: Textuel, 2007. SENICI, Emanuele (Ed.). The Cambridge Companion to Rossini. Cambridge: CUP, 2004. SNOWMAN, Daniel. La Ópera: Una História Social. México D.F.: FCE, 2013. VOLPE, Maria Alice (Org.) Atualidade da Ópera. Rio de Janeiro: UFRJ/Escola de Música, 2012 (Série Simpósio Internacional de Musicologia da UFRJ, 1). WAGNER, Richard. A Obra de Arte do Futuro. Lisboa: Antígona, 2003.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0453

Clique para consultar o oferecimento para CMU0453

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP