Iniciação à Interpretação no Canto. Aplicação dos fundamentos da técnica vocal através de atendimento individual que permita o acompanhamento a cada passo do trabalho do aluno.
Proporcionar ao aluno um conhecimento dos estilos operísticos e de sua evolução, seja do ponto de vista das formas musicais, seja do ponto de vista das estruturas dramáticas.
- Da Ópera séria ao Drama Romântico, Italiano: Bellini e Donizetti. - Verdi - Teatro Lírico na França: Ópera- Comique, Grand-Ópera,Tragédie Lyrique: Berlioz , Meyerbeer, Gounod, Massenet, Bizet. - O Drama Romântico Alemão: Wagner - Offenbach e a opereta - Os Russos: Mussorgski - Puccini e o Verismo do século XX - Ópera: Debussy, Berg, Stravinski - Teatro Musical Contempôraneo.
ADLER, Kurt. Phonetics and diction in singing: Italian, French, Spanish, German. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1967. COFFIN, Berton. The singer’s repertoire. New Brunswick: Scarecrow press, 1956. ELLIOTT, Martha. Singing in Style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KAGEN, Sergius. On studying singing. New York: Dover, 1960. KLICKSTEIN, Gerald. The Musician’s Way: a guide to practice, performance, and wellness. Oxford: Oxford University Press, 2009. LABOUFF, Katryn. Singing and communicating in English: a singer’s guide to English diction. Oxford: Oxford University Press, 2008. MILLER, Richard. Solutions for singers: tools for performers and teachers. Oxford: Oxford University Press, 2004. PICCHI, Achille. Canção de câmera brasileira: teoria, análise, realização. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre: Movimento, 1982. SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015. WATKINS, Cornelia; SCOTT, Laurie. From the stage to the studio: how fine musicians become great teachers. Oxford: Oxford University Press, 2012.