Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0455 - Prática de Repertório de Canto II
Vocal Coaching II

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2002 Desativação: 31/12/2020

Objetivos
Desenvolvimento da interpretação musical no Canto através de atendimento individual que permita o acompanhamento a cada passo do trabalho do aluno.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
 
Programa Resumido
Desenvolvimento da interpretação musical no Canto através de atendimento individual que permita o acompanhamento a cada passo do trabalho do aluno.
 
 
 
Programa
Prosseguimento do trabalho com Canções fáceis e Árias antigas
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita pelos discentes e pelo docente em fluxo contínuo, através de evidências do engajamento, assiduidade, clareza dos propósitos artísticos-pedagógicos, qualidade da realização das atividades propostas (ou de alternativas) e contribuição para o desenvolvimento artístico da classe.
Critério
Os processos de ensino-aprendizagem serão definidos, ajustados e executados pelos discentes e pelo docente. Os alunos são responsáveis pela comunicação clara de seus interesses perante a classe, pelo diagnóstico de seu desenvolvimento individual, pelo cumprimento de seus próprios objetivos artísticos e técnicos no contexto coletivo e pela autorregulação e a autoavaliação de seu desempenho. O professor é responsável pela avaliação contínua do desempenho, segundo os objetivos e programa da disciplina, considerando igualmente o tipo de interesse, as necessidades e as possibilidades artísticas dos alunos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ADLER, Kurt. Phonetics and diction in singing: Italian, French, Spanish, German. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1967. 
COFFIN, Berton. The singer’s repertoire. New Brunswick: Scarecrow press, 1956. 
ELLIOTT, Martha. Singing in Style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
KAGEN, Sergius. On studying singing. New York: Dover, 1960.
KLICKSTEIN, Gerald. The Musician’s Way: a guide to practice, performance, and wellness. Oxford: Oxford University Press, 2009. 
LABOUFF, Katryn. Singing and communicating in English: a singer’s guide to English diction. Oxford: Oxford University Press, 2008. 
MILLER, Richard. Solutions for singers: tools for performers and teachers. Oxford: Oxford University Press, 2004. 
PICCHI, Achille. Canção de câmera brasileira: teoria, análise, realização. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. 
SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre: Movimento, 1982. 
SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015. 
WATKINS, Cornelia; SCOTT, Laurie. From the stage to the studio: how fine musicians become great teachers. Oxford: Oxford University Press, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0455

Clique para consultar o oferecimento para CMU0455

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP