Propiciar um espaço coletivo, criativo e crítico que possibilite o desenvolvimento técnico-artístico através da prática do repertório vocal, solo ou em conjunto. Especificamente, a disciplina busca: a) explorar processos cognitivos envolvidos na leitura, compreensão e prática da música vocal; b) criar redes de referências musicais e vocais através da leitura, investigação e audição de obras e artistas; c) estabelecer uma linguagem e base pedagógica através da qual as questões técnico-interpretativas possam ser compartilhadas entre os pares; d) discutir e explorar estratégias de aprendizagem que garantam a autonomia e eficiência no preparo e performance; e) explorar os aspectos linguístico-musicais inerentes à música vocal; e f) abordar questões ligadas à conceptualização, contextualização e apresentação da performance vocal.
A disciplina aborda a prática musical a partir de articulação entre escuta, leitura, exploração, estudo, reflexão, preparo, ensaio e performance pública do repertório vocal.
1. A leitura e a improvisação cantada como construção/consolidação do conhecimento, repertório e práticas musicais (continuação). 2. A percepção auditiva no canto: parâmetros musicais, vocais, estilísticos e pedagógicos (continuação). 3. A criação e a apreciação de referências artísticas e vocais (continuação). 4. A construção do repertório: objetivos, parâmetros e estratégias (continuação). 5. A leitura, o estudo, a prática, os ensaios e os objetivos artísticos: relações (continuação).
ADLER, Kurt. Phonetics and diction in singing: Italian, French, Spanish, German. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1967. COFFIN, Berton. The singer’s repertoire. New Brunswick: Scarecrow press, 1956. ELLIOTT, Martha. Singing in Style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. KAGEN, Sergius. On studying singing. New York: Dover, 1960. KLICKSTEIN, Gerald. The Musician’s Way: a guide to practice, performance, and wellness. Oxford: Oxford University Press, 2009. LABOUFF, Katryn. Singing and communicating in English: a singer’s guide to English diction. Oxford: Oxford University Press, 2008. MILLER, Richard. Solutions for singers: tools for performers and teachers. Oxford: Oxford University Press, 2004. PICCHI, Achille. Canção de câmera brasileira: teoria, análise, realização. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre: Movimento, 1982. SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015. WATKINS, Cornelia; SCOTT, Laurie. From the stage to the studio: how fine musicians become great teachers. Oxford: Oxford University Press, 2012.