Informações da Disciplina

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0459 - Prática de Repertório de Canto VI
Vocal Coaching VI

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Propiciar um espaço coletivo, criativo e crítico que possibilite o desenvolvimento técnico-artístico através da prática do repertório vocal, solo ou em conjunto. Especificamente, a disciplina busca: a) explorar processos cognitivos envolvidos na leitura, compreensão e prática da música vocal; b) criar redes de referências musicais e vocais através da leitura, investigação e audição de obras e artistas; c) estabelecer uma linguagem e base pedagógica através da qual as questões técnico-interpretativas possam ser compartilhadas entre os pares; d) discutir e explorar estratégias de aprendizagem que garantam a autonomia e eficiência no preparo e performance; e) explorar os aspectos linguístico-musicais inerentes à música vocal; e f) abordar questões ligadas à conceptualização, contextualização e apresentação da performance vocal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
 
Programa Resumido
A disciplina aborda a prática musical a partir de articulação entre escuta, leitura, exploração, estudo, reflexão, preparo, ensaio e performance pública do repertório vocal.
 
 
 
Programa
1. A construção do repertório: objetivos, parâmetros e estratégias (continuação).
2. A leitura, o estudo, a prática, os ensaios e os objetivos artísticos: relações (continuação).
3. Conceptualização e contextualização da performance vocal hoje (continuação).
4. Preparação para TCC (continuação).
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação será feita pelos discentes e pelo docente em fluxo contínuo, através de evidências do engajamento, assiduidade, clareza dos propósitos artísticos-pedagógicos, qualidade da realização das atividades propostas (ou de alternativas) e contribuição para o desenvolvimento artístico da classe.
Critério
Os processos de ensino-aprendizagem serão definidos, ajustados e executados pelos discentes e pelo docente. Os alunos são responsáveis pela comunicação clara de seus interesses perante a classe, pelo diagnóstico de seu desenvolvimento individual, pelo cumprimento de seus próprios objetivos artísticos e técnicos no contexto coletivo e pela autorregulação e a autoavaliação de seu desempenho. O professor é responsável pela avaliação contínua do desempenho, segundo os objetivos e programa da disciplina, considerando igualmente o tipo de interesse, as necessidades e as possibilidades artísticas dos alunos.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ADLER, Kurt. Phonetics and diction in singing: Italian, French, Spanish, German. Minneapolis: University of Minnesota Press, 1967. 
COFFIN, Berton. The singer’s repertoire. New Brunswick: Scarecrow press, 1956. 
ELLIOTT, Martha. Singing in Style: a guide to vocal performance practices. New Haven: Yale University Press, 2006. 
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. 
KAGEN, Sergius. On studying singing. New York: Dover, 1960.
KLICKSTEIN, Gerald. The Musician’s Way: a guide to practice, performance, and wellness. Oxford: Oxford University Press, 2009. 
LABOUFF, Katryn. Singing and communicating in English: a singer’s guide to English diction. Oxford: Oxford University Press, 2008. 
MILLER, Richard. Solutions for singers: tools for performers and teachers. Oxford: Oxford University Press, 2004. 
PICCHI, Achille. Canção de câmera brasileira: teoria, análise, realização. Rio de Janeiro: Autografia, 2019. 
SCLIAR, Esther. Fraseologia Musical. Porto Alegre: Movimento, 1982. 
SUNDBERG, Johan. Ciência da voz: fatos sobre a voz na fala e no canto. São Paulo: EDUSP, 2015. 
WATKINS, Cornelia; SCOTT, Laurie. From the stage to the studio: how fine musicians become great teachers. Oxford: Oxford University Press, 2012.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0459

Clique para consultar o oferecimento para CMU0459

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP