Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0482 - Prática Camerística VIII
Chamber Music Practice VIII

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2014 Desativação:

Objetivos
Congregar o corpo discente às práticas coletivas comuns a todas as etapas do desenvolvimento da linguagem musical, assim como proporcionar o expediente de trabalho necessário a todo músico profissional.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3383921 - Alexandre Fontainha Ficarelli
42672 - Amilcar Zani Netto
90033 - Antonio Carlos Moraes Dias Carrasqueira
54074 - Donizeti Aparecido Lopes Fonseca
89006 - Edelton Gloeden
4780680 - Eduardo Henrique Soares Monteiro
518095 - Eliane Tokeshi
1056582 - Fabio Cury
3602229 - Francisco José da Silva Campos Neto
5282637 - Ivan Vilela Pinto
822192 - Jose Luis Prudente de Aquino
5331972 - Luciana Sayure Shimabuco
66693 - Luis Antonio Eugenio Afonso
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
2085103 - Marcelo Jaffe
3031661 - Mario Rodrigues Videira Junior
73412 - Michael Kenneth Alpert
3380891 - Ricardo de Figueiredo Bologna
58634 - Robert John Suetholz
58697 - Sergio Cascapera
 
Programa Resumido
1- Estudo específico da música de câmara,
2- Prática da música em conjunto
 
 
 
Programa
Através da formação de grupos instrumentais e (ou ) vocais diversificados de dois a oito executantes, esta disciplina propõe a execução orientada de trabalhos com obras  dos vários períodos da historiografia musical, desde as formações tradicionais como sonata-trio, trio com piano, quarteto com piano, quinteto com piano, trio de cordas, quarteto de cordas, quinteto de cordas, sexteto de cordas, trio de madeiras, quarteto de madeiras, quinteto de sopros, conjuntos de metais, etc. até  formações inusitadas. Observação importante: O repertório a ser trabalhado, nesta disciplina será estabelecido de acordo com os possíveis grupos de Câmara, considerando-se o número de alunos inscritos no semestre em questão e a formação específica dos mesmos.
Os referidos grupos são formados por alunos de níveis diversos e portanto seu repertório deve adequar-se e essa diversidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método

1- Seleção dos grupos,
2- Estudo individual de cada membro do grupo da sua parte específica e da partitura,
3- Ensaios do grupo sem o professor. Deverão ser cumpridos o mínimo de dois ensaios por obra escolhida,
4- Ensaios supervisionados pelo professor. Número mínimo a critério do professor,
5- Apresentação pública dos trabalhos.
Critério
A nota de avaliação será aferida pelo professor com base no desempenho do aluno em todas as etapas necessárias ao cumprimento da disciplina.
Norma de Recuperação
A recuperação deixará de ser oferecida, por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Artigo 3º. E parágrafo 1º . de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
COBBETT, Walter W. & MASON,  Colin (ed.).  Cobbett's Cyclopedic   Survey of Chamber Music. 3 vol., 2d. ed.,  London, Oxford Univ. Pr., 1987;

RANGEL-RIBEIRO, Victor & MARKEL (contributor). Chamber Music: an International Guide to Works and Their Instrumentation, Facts on File, Inc.; 1993;

SADIE, Stanley (ed.). New Grove Dictionary of Music and Musicians, London, Macmillan Press Ltd., 1980.
BERGER, Melvin - Guide to Chamber Music. Dover Publications, Inc. Mineola, New York. 3ª ed. 2001.
COBBETT, Walter Willson - Dictionaire Encyclopédique de La Musique de Chambre. Université D´Oxford - Éditions Robert Laffont, S.A. Paris -2 volumes, 1999.
TRANCHEFOT, François- René Guide de la Musique de Chambre - Libraire Arthème Fayard, Paris, 1989.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0482

Clique para consultar o oferecimento para CMU0482

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP