Promover a escuta, criação, interpretação e análise de repertório coral. Discutir o repertório coral a partir de trajetórias profissionais de regentes e educadores brasileiros e estrangeiros. Discutir, a partir do estudo do repertório coral, as possibilidades de profissionalização em canto coral. Discutir o repertório e as práticas corais frente às tradições da cultura escrita e da oralidade.
O estudo do repertório coral e as práticas culturais: formações corais, trajetórias profissionais, cultura escrita e oralidade.
As diversas formações corais e o repertório a elas relacionado.Fontes de informação em repertório coral.Trajetórias profissionais em canto coral.Atitude dos regentes frente ao repertório coral: tradição e inovação no repertório dos coros.O estudo do repertório coral e a formação de um arquivo pessoal.Edição musical: conhecimento dos tipos de edição disponíveis como subsídio para a escolha do repertório e do material adequado a cada coro.
BOURDIEU, Pierre; NOGUEIRA, Maria Alice e CATANI, Afrânio (org). Escritos de educação. Petrópolis: Vozes, 2007.BOWEN, José Antonio. The Cambridge Companion to Conducting. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.IGAYARA-SOUZA, Susana Cecília. Entre palcos e páginas:a produção escrita por mulheres sobre música na história da educação musical no Brasil (1907-1958). Tese de Doutorado. Faculdade de Educação. São Paulo, USP, 2011.RAMOS, Marco Antonio da Silva. O Ensino da Regência Coral. Tese de Livre-docência. Escola de Comunicações e Artes. São Paulo, USP, 2003.SHROCK, Dennis. Choral Repertoire. Oxford: Oxford University Press, 2007.Observação: Bibliografias específicas para obras, compositores, regentes, professores, práticas musicais e pedagógicas ou gêneros musicais estudados serão fornecidas em classe.