Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0510 - Análise Musical III
Music Analysis III

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O principal propósito da prática analítica musical é ampliar a compreensão de uma obra. A disciplina Análise Musical III foca a apreensão de conceitos e a manipulação de materiais e técnicas composicionais de obras musicais compostas durante os séculos XX e XXI.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
 
Programa Resumido
Aulas expositivas ministradas pelo professor são acompanhadas pela prática analítica individual por parte dos alunos, com foco na escuta, identificação, manipulação e inter-relação de materiais e processos composicionais explorados durante o século XX.
 
 
 
Programa
A cada semana, a aula expositiva focará a expansão de meios de um dos aspectos formativos de obras musicais compostas nos séculos XX e XXI - nomeadamente: coleções de referência, simetria, ciclos intervalares, acordes e simultaneidades; linha melódica, vozes condutoras, sucessões harmônicas, pandiatonicismo e centricidade; textura em obras acústicas; ritmo; forma; conjuntos e serialismo; minimalismo; tipologia espectral. Durante cada semana, os alunos realizarão um trabalho individual com foco na escuta, identificação, manipulação e inter-relação dos materiais e processos composicionais apresentados na aula expositiva. Ao final do semestre, os alunos apresentarão seminários e artigos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Além das aulas expositivas, a metodologia inclui o trabalho semanal dos alunos, que deverão: ler um capítulo de livro pré-determinado, com o intuito de se prepararem para o foco da aula expositiva seguinte; ouvir obras musicais pré-solicitadas; entregar uma série de exercícios escritos pré-estabelecidos na primeira aula do curso. Ao final do semestre, em data agendada na primeira aula, duos ou trios de alunos deverão apresentar um seminário e entregar um artigo, cujo conteúdo consistirá na análise musical de uma peça com aproximadamente 40 compassos, composta durante o século XX e analisada de acordo com as técnicas de análise apresentadas durante o curso. Serão encorajadas submissões dos artigos a congressos, bem como inclusões das análises realizadas nos Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) dos alunos, desde que sejam respeitados os direitos autorais dos envolvidos.
Critério
Média aritmética entre: a somatória das notas adquiridas pela entrega dos exercícios semanais resolvidos em casa, e a nota conquistada pela apresentação do seminário e redação do artigo.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Livro didático:

KOSTKA, Stefan. Materials and Techniques of Post-Tonal Music. 4 ed. Boston: Pearson, 2012.


Livros e artigos para consulta:

ANTOKOLETZ, Elliott. Twentieth-Century Music. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1992.
AUNER, Joseph. Music in the Twentieth and Twenty-First Centuries. NY: W. W. Norton, 2013.
BAKER, James; BEACH, David; BERNARD, Jonathan Bernard (Ed.). Music Theory in Concept and Practice. Rochester: U. of Rochester Press, 1997.
BENT, Ian; POPLE, Anthony. Analysis. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove Dictionary of Music and Musicians. v. 1. London: Macmillan, 2001.
BERRY, Wallace. Structural Functions in Music. NY: Dover, 1987.
BURGE, David. Twentieth-Century Piano Music. CD Included . Maryland: Scarecrow Press, 2004.
BROWN, Stephen C. Dual Interval Space in Twentieth-Century Music. Music Theory Spectrum, v. 25, n. 1, p. 35-57, 2003.
CHRISTENSEN, Thomas (Ed.). The Cambridge History of Western Music Theory. Cambridge: Cambridge U. Press, 2007.
COOKE, Mervyn. New horizons in the twentieth century. In: ROWLAND, David (Ed.). The Cambridge Companion to the Piano. NY: Cambridge U. Press, 1998.
COOK, Nicholas; POPLE, Anthony. The Cambridge History of Twentieth-Century Music. Cambridge: Cambridge U. Press, 2004.
COPE, David. New Directions in Music. 7th ed. Long Grove: Waveland Press, 2001.
COPE, David. Techniques of the Contemporary Composer. NY: Schirmer, 1997.
DUNSBY, Jonathan; WHITTALL, Arnold. Análise musical da teoria e na prática. Tradução de Norton Dudeque. Curitiba: Ed. UFPR, 2011.
GANDELMAN, Saloméa. 36 compositores brasileiros: obras para piano (1950/1988). RJ: Funarte; Relume Dumará, 1997.
GRIFFITHS, Paul. A música moderna: uma história concisa e ilustrada de Debussy a Boulez. 2. ed. RJ: Jorge Zahar, 2011.
GRIFFITHS, Paul. Modern Music and After. 3 ed. Oxford: Oxford U. Press, 2011.
HASTY, Christopher F. Segmentation and Process in Post-Tonal Music. Music Theory Spectrum, v. 3, 1981, p. 54-73.
JSTOR - Journal Storage. Acesso a artigos científicos referenciais, disponíveis para download em: , via sistema VPN-USP. Para mais informações, acesse STI-VPN-USP.
KATER, Carlos. Cadernos de Estudo: Análise Musical. n. 1-9. SP: Atravez, 1990-1997.
KOSTKA, Stefan M.; PAINE, Dorothy. Tonal Harmony: With an Introduction to Twentieth-Century Music.  NY: McGraw-Hill, 2000.
KRAMER, Jonathan (Ed.). Time in Contemporary Musical Thought. NY: Routledge, 1993.
KRAMER, Jonathan. The Time of Music: New Meanings, New Temporalities, New Listening Strategies. NY: Schirmer, 1988.
KRAMER, Jonathan. The Concept of Disunity and Musical Analysis. Music Analysis, v. 23, n. 2/3, p. 361-372, 2004.
LEEUW, Ton de. Music of the Twentieth Century: A Study of Its Elements and Structure. Amsterdam: U. Press, 2005.
LESTER, Joel. Analytic approaches to Twentieth Century music. NY: W. W. Norton, 1989.
MARTINS, José António Oliveira. Stravinsky's Discontinuities, Harmonic Practice, and the Guidonian Space in the "Hymne" from the "Serenade in A". 2004 Patricia Carpenter Emerging Scholar Award. Theory and Practice, v. 31, p. 39-63, 2006.
MARVIN, Elizabeth West. The Perception of Rhythm in Non-Tonal Music: Rhythmic Contours in the Music of Edgard Varèse. Music Theory Spectrum, v. 13, n. 1, p. 61-78, 1991.
MATHES, James. The Analysis of Musical Form. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2007.
MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Paris: Alphonse Leduc, 1966.
MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. Olivier Messiaen: inter-relação entre conjuntos, textura, rítmica e movimento em peças para piano. Tese (Doutorado). Campinas: UNICAMP, Instituto de Artes, 2008. 
MOREIRA, Adriana Lopes da Cunha. A poética nos 16 Poesilúdios para piano de Almeida Prado: análise musical. Dissertação (Mestrado). Campinas: UNICAMP, Instituto de Artes, 2002.
MOLINO, Jean. Les fondements symboliques de l'expérience esthétique et l'analyse comparée musique-poésie-peinture. Analyse Musicale, n. 4, p. 11-18, l986.
MORGAN, Robert P. Twentieth-Century Music: a history of musical style in modern Europe and America. NY: W. W. Norton, 1991.
MORGAN, Robert P. The Concept of Unity and Musical Analysis. Music Analysis, v. 22, n. 1-2, p. 7-50, 2003.
PALISCA, Claude; BENT, Ian. Theory, theorists. In: SADIE, Stanley (Ed.). The New Grove dictionary of music and musicians. v. 25. London: Macmillan, 2001. p. 359-385.
PEARSALL, Edward. Twentieth-Century Music Theory and Practice. NY: Routledge, 2011.
PERLE, George. Serial Composition and atonality: An Introduction to the music of Schoenberg, Berg, and Webern. 6. ed. California: U. of California Press, 1991.
RINK, John (Ed.). The Practice of Performance: Studies in Musical Interpretation. Cambridge: Cambridge U. Press, 2005.
RISATTI, Howard. New Music Vocabulary: A Guide to Notational Signs for Contemporary Music. Urbana-Champaign: University of Illinois Press, 1976.
ROSS, Alex. O resto é ruído: escutando o século XX. SP: Companhia das Letras, 2009.
SALLES, Paulo de Tarso. Villa-Lobos: Processos composicionais. Campinas: Ed. UNICAMP, 2009.
SALLES, Paulo de Tarso. Aberturas e impasses: O pós-modernismo na música e seus reflexos no Brasil – 1970-1980. SP: Ed. UNESP, 2005.
SCHWARTZ, Elliott; CHILDS, Barry (Org.). Contemporary Composers on Contemporary Music. NY: Da Capo Press, 1998.
SIMMS, Bryan R. Music of the Twentieth-Century: Style and structure. 2. ed. NY: Schirmer, 1996.
STRAUS, Joseph. Introdução à Teoria Pós-Tonal. 3 ed. Trad. Ricardo Mazzini Bordini. Salvador: EDUFBA, 2013.
SUSANNI, Paolo; ANTOKOLETZ, Elliott. Music and Twentieth-Century Tonality: Harmonic Progression Based on Modality and the Interval Cycles. NY: Routledge, 2012.
TUREK, Ralph. The Elements of Music: Concepts and applications. 2. v. NY: McGraw-Hill, 1996.
TYMOCZKO, Dmitri. A Geometry of Music: Harmony and Counterpoint in the Extended Common Practice. Oxford Studies in Music Theory. Oxford: Oxford U. Press, 2011.
WEBERN, Anton. O caminho para a música nova. Trad. Carlos Kater. SP: Novas Metas, 1984.
WHITTALL, Arnold. Musical Composition in the Twentieth Century. NY: Oxford Univ. Press, 2000.
WHITTALL, Arnold. Music Since the First World War. NY: Oxford U. Press, 1995.
WHITTALL, Arnold. Exploring Twentieth-Century Music: Tradition and Innovation. Cambridge, UK: Cambridge U. Press, 2003.
WHITE, John. Comprehensive Musical Analysis. New Jersey: Scarecorw, 1994.
WHITE, John. The Analysis of Music. 2. ed. Metuchen: Scarecrow, 1984.
WILLIAMS, J. Kent. Theories and Analyses of Twentieth-Century Music. Orlando: Harcourt, 1997.
WITTLICH, G. E. (Org.). Aspects of Twentieth-Century Music. New Jersey: Prentice Hall, 1975. 
ZBIKOWSKI, Lawrence. Conceptualizing Music: Cognitive Structure, Theory, and Analysis. NY: Oxford U. Press, 2002.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0510

Clique para consultar o oferecimento para CMU0510

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP