O principal objetivo do estudo da Percepção Musical é aprimorar e intensificar a percepção de estruturas musicais. A importância desse estudo está associada ao fato dessa prática constituir tanto um subsídio como uma finalidade do estudo da análise musical. E a composição, a análise musical e a interpretação são processos intrinsecamente interdependentes e auxiliares. Estabelecem um relacionamento de troca de informações imprescindível, mantenedor de sua sustentação, permanência e renovação. A percepção do planejamento, da estrutura, da lógica e do padrão sonoro de uma obra musical intensifica a compreensão e a apreciação do ouvinte. Assim sendo, o sucesso de um músico é inevitavelmente limitado e regulado por sua habilidade de escuta. O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) ao treino da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos corporais. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical I inicia o processo de treinamento da audição e de execução acima descrito – a ser desenvolvido em seis módulos, em um grau crescente de dificuldade, através da execução de exercícios elaborados a partir de peças do repertório.
(1) Prática auditiva: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias intervalos de 2m, 2M, 3m, 3M, 4J e 5J; tríades I, ii, IV e V; rítmicas simples. (2) Leitura à primeira vista cantada: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias com saltos de 3m, 3M, 4J, 5J e 8J, escritas a até 4 vozes. (3) Rítmica: Série 2-1, Estruturas de Pulsações I, Fifrilim.
(1) A prática da percepção auditiva é desenvolvida através da execução de exercícios formulados a partir de peças do repertório, desenvolvendo a conscientização e a identificação pela audição dos seguintes elementos: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias intervalos de 2m, 2M, 3m, 3M, 4J e 5J, que enfatizam os graus tonais, incluindo a noção de motivos e variações, em segmentos escritos a até quatro vozes; tríades I, ii, IV e V formando progressões; ornamentos; ritmo harmônico em peças da literatura; cadências; rítmicas simples. (2) A prática da leitura à primeira vista cantada é explorado através execução pelo canto dos seguintes segmentos melódicos, formulados a partir de peças do repertório: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias com saltos de 3m, 3M, 4J, 5J e 8J, escritas a até 4 vozes, com ênfase na musicalidade e na compreensão da estrutura das frases; leitura de formações rítmicas simples, em andamento rápido e fluente, em unidades de tempo diversas. (3) Rítmica: acentuação natural de cada célula rítmica através da execução da Série 2-1 e de suas seis primeiras variações; da consciência musical da relação entre ritmo e tempo através da decodificação em estruturas menores das células rítmicas contidas no exercício Estruturas de Pulsações I; da manutenção da polimetria no exercício Fifrilim.
Bibliografia principal: BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017. CARR, Maureen; BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 1. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017. EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963. ERZSÉBET, Legányné Hegyu. Collection of Bach Examples. Budapest: Editio Musica Budapest, 1971. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004. KODÁLY, Zoltán. Choral method: 333 Reading Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1972. MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: Editora Musimed, 1986. MOLNÁR, Antal. Classical Canons: Handbook of solfeggio. Budapest: Editio Musica Budapest, 1995. PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Lisboa: Calouste, 2015. PEDREIRA, Esther. Folclore musicado da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978. VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. Exemplos musicais: [ http://musictheoryexamples.com ] e [ http://www.musictheoryexamplesbywomen.com ]. Bibliografia complementar para alunos com facilidade: AIELLO, Rita; SLOBODA, John A. (Org.). Musical Perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994. BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955. FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. SP: Editora da Unicamp, 2008. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: U. Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973. KODÁLY, Zoltán. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967. KODÁLY, Zoltán. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969. NÉMETH, Rudolf; NÓGRÁDI, László & PUSTER, Janos. Szolfézs Antológia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 9. ed. Boston: Pearson, 2013. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle Édition. Paris: Alphonse Leduc, 1983. WITTLICH, Gary E.; HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. NY: Schirmer Books, 1974. Bibliografia complementar para alunos com dificuldade: BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1º ano. 6. ed. RJ: [s.n.], 1994. BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2º ano. 3. ed. RJ: [s.n.], 1987. BERKOWITZ, Sol; FONTIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4. ed. NY: W. W. Norton, 1997. GRAMANI, José Eduardo; GRAMANI, Glória P. Cunha. Apostila de rítmica: Níveis de 1 a 4. Fundação das Artes de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul: [s.n.], 1977. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. SP: Ricordi, 2004. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001. SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003. EAR TRAINER. Endereço: [ http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer ].