Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0512 - Percepção Musical I
Ear Training and Sight Singing I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 20 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2024 Desativação:

Objetivos
O principal objetivo do estudo da Percepção Musical é aprimorar e intensificar a percepção de estruturas musicais. A importância desse estudo está associada ao fato dessa prática constituir tanto um subsídio como uma finalidade do estudo da análise musical. E a composição, a análise musical e a interpretação são processos intrinsecamente interdependentes e auxiliares. Estabelecem um relacionamento de troca de informações imprescindível, mantenedor de sua sustentação, permanência e renovação. A percepção do planejamento, da estrutura, da lógica e do padrão sonoro de uma obra musical intensifica a compreensão e a apreciação do ouvinte. Assim sendo, o sucesso de um músico é inevitavelmente limitado e regulado por sua habilidade de escuta. O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) ao treino da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos corporais. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical I inicia o processo de treinamento da audição e de execução acima descrito – a ser desenvolvido em seis módulos, em um grau crescente de dificuldade, através da execução de exercícios elaborados a partir de peças do repertório.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
541498 - Ana Luisa Fridman
 
Programa Resumido
(1) Prática auditiva: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias intervalos de 2m, 2M, 3m, 3M, 4J e 5J; tríades I, ii, IV e V; rítmicas simples. 
(2) Leitura à primeira vista cantada: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias com saltos de 3m, 3M, 4J, 5J e 8J, escritas a até 4 vozes. 
(3) Rítmica: Série 2-1, Estruturas de Pulsações I, Fifrilim.
 
 
 
Programa
(1) A prática da percepção auditiva é desenvolvida através da execução de exercícios formulados a partir de peças do repertório, desenvolvendo a conscientização e a identificação pela audição dos seguintes elementos: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias intervalos de 2m, 2M, 3m, 3M, 4J e 5J, que enfatizam os graus tonais, incluindo a noção de motivos e variações, em segmentos escritos a até quatro vozes; tríades I, ii, IV e V formando progressões; ornamentos; ritmo harmônico em peças da literatura; cadências; rítmicas simples. 
(2) A prática da leitura à primeira vista cantada é explorado através execução pelo canto dos seguintes segmentos melódicos, formulados a partir de peças do repertório: de melodias tonais (algumas modais) sem saltos a melodias com saltos de 3m, 3M, 4J, 5J e 8J, escritas a até 4 vozes, com ênfase na musicalidade e na compreensão da estrutura das frases; leitura de formações rítmicas simples, em andamento rápido e fluente, em unidades de tempo diversas. 
(3) Rítmica: acentuação natural de cada célula rítmica através da execução da Série 2-1 e de suas seis primeiras variações; da consciência musical da relação entre ritmo e tempo através da decodificação em estruturas menores das células rítmicas contidas no exercício Estruturas de Pulsações I; da manutenção da polimetria no exercício Fifrilim.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: Aulas expositivas; execução de exercícios ao piano pela professora para que possam ser percebidos auditivamente pelos alunos; percepção de peças do repertório apresentadas pela professora; execução conjunta de exercícios rítmicos; execução conjunta de leituras melódicas e rítmicas, com ou sem acompanhamento ao piano; avaliações mensais de leitura; trabalhos escritos mensais de percepção auditiva, entregues para nota; avaliações semestrais de rítmica e percepção auditiva; orientação das atividades programadas durante um plantão de dúvidas semanal, com duração de uma hora, oferecido pelo Laboratório de Percepção, História, Estética e Análise Musical (PAM), fundado e co-coordenado pela Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira.
Critério
Direcionamento da aquisição diária de conhecimento pelo aluno, através da verificação dos resultados contidos nos trabalhos escritos mensais de percepção auditiva e nas avaliações mensais de leitura; apoio aos estudos através do oferecimento de Plantões semanais de dúvidas, pelo Laboratório PAM; verificação da apreensão do conteúdo trabalhado durante o semestre através da realização de avaliações escritas e de uma avaliação de Rítmica ao final do período.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal:

BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017.
CARR, Maureen; BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 1. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017.
EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963. 
ERZSÉBET, Legányné Hegyu. Collection of Bach Examples. Budapest: Editio Musica Budapest, 1971.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004.
KODÁLY, Zoltán. Choral method: 333 Reading Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1972.
MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: Editora Musimed, 1986.
MOLNÁR, Antal. Classical Canons: Handbook of solfeggio. Budapest: Editio Musica Budapest, 1995.
PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Lisboa: Calouste, 2015.
PEDREIRA, Esther. Folclore musicado da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978.
VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009.
Exemplos musicais: [ http://musictheoryexamples.com ] e [ http://www.musictheoryexamplesbywomen.com ].


Bibliografia complementar para alunos com facilidade:

AIELLO, Rita; SLOBODA, John A. (Org.). Musical Perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994.
BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955.
BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955.
FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990.
GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. SP: Editora da Unicamp, 2008.
HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005.
HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: U. Press of America, 1982.
HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973.
KODÁLY, Zoltán. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967.
KODÁLY, Zoltán. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969.
NÉMETH, Rudolf; NÓGRÁDI, László & PUSTER, Janos. Szolfézs Antológia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984.
OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 9. ed. Boston: Pearson, 2013.
STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969.
WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle Édition. Paris: Alphonse Leduc, 1983.
WITTLICH, Gary E.; HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. NY: Schirmer Books, 1974.


Bibliografia complementar para alunos com dificuldade:

BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1º ano. 6. ed. RJ: [s.n.], 1994.
BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2º ano. 3. ed. RJ: [s.n.], 1987.
BERKOWITZ, Sol; FONTIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4. ed. NY: W. W. Norton, 1997.
GRAMANI, José Eduardo; GRAMANI, Glória P. Cunha. Apostila de rítmica: Níveis de 1 a 4. Fundação das Artes de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul: [s.n.], 1977.
HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. SP: Ricordi, 2004.
PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001.
SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003.
EAR TRAINER. Endereço: [ http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer ].
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0512

Clique para consultar o oferecimento para CMU0512

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP