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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0513 - Percepção Musical II
Ear Training and Sight Singing II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2012 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) à prática da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical II continua o processo iniciado junto à disciplina Percepção Musical I.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
5282637 - Ivan Vilela Pinto
 
Programa Resumido
Percepção Musical II: (1) Prática auditiva: de melodias tonais (havendo também algumas modais e atonais) com saltos mais amplos, formando frases mais extensas, a até 4 vozes; tríades de I a vi; rítmicas mais complexas. (2) Leitura à primeira vista cantada: compatível ao material da prática auditiva. (3) Rítmica: Variações da Série 2-1, 5(3+2), 6a2ea3.
 
 
 
Programa
Percepção Musical II: (1) A prática da percepção auditiva é desenvolvida através da execução de exercícios formulados a partir de peças do repertório, desenvolvendo a conscientização e a identificação pela audição dos seguintes elementos: melodias tonais (havendo também algumas modais e atonais) com saltos mais amplos e formando frases mais extensas (em relação ao trabalho realizado em Percepção Musical I), com base em escalas e arpejos sobre os graus I, IV, V e vii°6, considerando a ocorrência de motivos e variações, seqüências, períodos e sentenças, com textura homofônica ou polifônica a até quatro vozes; formação do ouvido crítico através da detecção de alturas e rítmicas erradas em peças da literatura; tríades de I a vi, formando progressões; rítmicas mais complexas. (2) A prática da leitura à primeira vista cantada é explorada através execução pelo canto de elementos compatíveis aos trabalhados através da prática auditiva. (3) Rítmica: acentuação natural de cada célula rítmica através da execução de variações da Série 2-1; estruturas de cinco pulsações agrupadas em 2 e 3, ou 5(3+2); justaposição de 6, 3 e 2, ou 6a2ea3.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: Aulas expositivas; execução de exercícios ao piano pela professora para que possam ser percebidos auditivamente pelos alunos; percepção de peças do repertório apresentadas pela professora; execução conjunta de exercícios rítmicos; execução conjunta de leituras melódicas e rítmicas, com ou sem acompanhamento ao piano; avaliações mensais de leitura; trabalhos escritos mensais de percepção auditiva, entregues para nota; avaliações semestrais de rítmica e percepção auditiva; possibilidade de realização de trabalho em grupo; orientação das atividades programadas durante um plantão de dúvidas semanal, com duração de uma hora, oferecido pelo Laboratório de Percepção e Análise Musical (PAM), fundado e co-coordenado pela Profa. Dra. Adriana Lopes da Cunha Moreira.
Critério
Direcionamento da aquisição diária de conhecimento pelo aluno, através da verificação dos resultados contidos nos trabalhos escritos mensais de percepção auditiva e nas avaliações mensais de leitura; apoio aos estudos através do oferecimento de Plantões semanais de dúvidas, pelo Laboratório PAM; verificação da apreensão do conteúdo trabalhado durante o semestre através da realização de uma avaliação escrita e de uma avaliação de Rítmica ao final do período.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
BENWARD, Bruce e KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. Capítulos 5-8. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2008. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004. CARR, Maureen; BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução da 7ed. Adriana Lopes da Cunha Moreira. Capítulos 5-8. SP: Edusp / Editora da Unicamp, 2011. Bibliografia complementar para alunos com facilidade: AIELLO, Rita & SLOBODA, John A. Ed. Musical perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994. ANTAL, Molnár. Klasszikus Kánonok. Budapest: Zenemükiadó Budapest, 1955. BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997. EDLUND, Lars. Modus novus. Stockholm: AB Nordiska MusikFörlaget, 1963. FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica Viva: A consciência musical do ritmo. Campinas: Ed. Unicamp, 1996. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 3 ed. SP: Ricordi, 1983. KODÁLY, Zoltán. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967. KODÁLY, Zoltán. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969. LEMOINE, Henry & CARULLI, G. Solfège des solfèges. Paris: Éditions Henry Lemoine, 1910. NÉMETH, Rudolf; NÓGRÁDI, László & PUSTER, Janos. Szolfézs Antológia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001. PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle Édition. Paris: Alphonse Leduc, 1983. WITTLICH, Gary E. & HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. San Diego: Harcourt Brace Jovanovich, 1974. Bibliografia complementar para alunos com dificuldade: BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1º ano. 6 ed. RJ: s/ed, 1994. BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2º ano. 3 ed. RJ: s/ed, 1987. BERKOWITZ, Sol, FONTIER, Gabriel & KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4th ed. NY: W. W. Norton, 1997. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 5th ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2001. PAZ,Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Luís Bogo Editor, 1989. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001. SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003.
 

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