O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) à prática da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical III presta continuidade ao processo trabalhado junto às disciplinas Percepção Musical I e II.
Percepção Musical III: (1) Prática auditiva: de melodias tonais (havendo também algumas modais e atonais) que envolvem modulações e cromatismo, com textura homofônica ou polifônica a até 4 vozes; tétrades de I7 a viio7, formando progressões; rítmicas complexas. (2) Leitura à primeira vista cantada: compatível ao material da prática auditiva. (3) Rítmica: Variações da Série 2-1, Pavana I, Fanfarra.
Percepção Musical III: (1) A prática da percepção auditiva é desenvolvida através da execução de exercícios formulados a partir de peças do repertório, desenvolvendo a conscientização e a identificação pela audição dos seguintes elementos: melodias tonais (havendo também algumas modais e atonais) que envolvem modulações e cromatismo, com textura homofônica ou polifônica a até 4 vozes; formação do ouvido crítico através da detecção de alturas e rítmicas erradas em peças da literatura; tétrades de I7 a viio7, formando progressões; rítmicas complexas. (2) A prática da leitura à primeira vista cantada é explorada através execução pelo canto de elementos compatíveis aos trabalhados através da prática auditiva. (3) Rítmica: acentuação natural de cada célula rítmica através da execução de variações da Série 2-1; independência real das vozes na textura polifônica e métrica polimétrica, ou Pavana I; Fanfarra.
Bibliografia principal: BENWARD, Bruce; KOLOSICK, Timothy. Percepção musical: prática auditiva para músicos. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 2. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017. CARR, Maureen; BENWARD, Bruce. Percepção musical: leitura cantada à primeira vista. Série didático-musical. Tradução de Adriana Lopes da Cunha Moreira. 1. reimpr. SP: Edusp/ Editora da Unicamp, 2017. EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963. ERZSÉBET, Legányné Hegyu. Collection of Bach Examples. Budapest: Editio Musica Budapest, 1971. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica. SP: Perspectiva, 2004. KODÁLY, Zoltán. Choral method: 333 Reading Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1972. MED, Bohumil. Solfejo. 3. ed. Brasília: Editora Musimed, 1986. MOLNÁR, Antal. Classical Canons: Handbook of solfeggio. Budapest: Editio Musica Budapest, 1995. PAZ, Ermelinda Azevedo. 500 Canções brasileiras. Lisboa: Calouste, 2015. PEDREIRA, Esther. Folclore musicado da Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1978. VILLA-LOBOS, Heitor. Guia Prático. Rio de Janeiro: FUNARTE, 2009. Exemplos musicais: [ http://musictheoryexamples.com ] e [ http://www.musictheoryexamplesbywomen.com ]. Bibliografia complementar para alunos com facilidade: AIELLO, Rita; SLOBODA, John A. (Org.). Musical Perceptions. NY: Oxford Univ. Press, 1994. BACH, Johann Sebastian. Lieder und Arien. NY: Lea Pocket Scores, 1955. BACH, Johann Sebastian. 185 four-part Chorales. NY: Lea Pocket Scores, 1955. FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. New Haven: Yale Univ. Pr., 1990. GRAMANI, José Eduardo. Rítmica viva: a consciência musical do ritmo. 2. ed. SP: Editora da Unicamp, 2008. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Upper Saddle River: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: U. Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: progressive ear training, singing and dictation studies in diatonic, chromatic and atonal music. NY: Continuo Music Press, 1973. KODÁLY, Zoltán. 77 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1967. KODÁLY, Zoltán. 66 Two Part Exercises. London: Boosey & Hawkes, 1969. NÉMETH, Rudolf; NÓGRÁDI, László & PUSTER, Janos. Szolfézs Antológia. Budapest: Editio Musica Budapest, 1984. OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 9. ed. Boston: Pearson, 2013. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Nouvelle Édition. Paris: Alphonse Leduc, 1983. WITTLICH, Gary E.; HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. NY: Schirmer Books, 1974. Bibliografia complementar para alunos com dificuldade: BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 1º ano. 6. ed. RJ: [s.n.], 1994. BARBOSA, Cacilda Borges. Estudos de ritmo e som. 2º ano. 3. ed. RJ: [s.n.], 1987. BERKOWITZ, Sol; FONTIER, Gabriel; KRAFT, Leo. A New Approach to Sight Singing. 4. ed. NY: W. W. Norton, 1997. GRAMANI, José Eduardo; GRAMANI, Glória P. Cunha. Apostila de rítmica: Níveis de 1 a 4. Fundação das Artes de São Caetano do Sul. São Caetano do Sul: [s.n.], 1977. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. SP: Ricordi, 2004. PRINCE, Adamo. A arte de ouvir: Percepção rítmica. Vol. 1-2. w/CD. RJ: Lumiar, 2001. SOBREIRA, Silvia. Desafinação vocal. 2 ed. RJ: Musimed, 2003. EAR TRAINER. Endereço: [ http://www.good-ear.com/servlet/EarTrainer ].