O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) à prática da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical VI presta continuidade ao processo trabalhado junto às disciplinas Percepção Musical I a V, focando exclusivamente o repertório atonal.
Percepção Musical VI: Leitura de passagens de obras do século XX que não fazem uso do sistema tonal, cujo material é formado pela combinação de cromatismos ascendentes e descendentes; movimentos com tons inteiros; sobreposição de quartas; quinta justa descendente; sobreposição de terças menores; sobreposição de terças maiores; métrica mista; considerada a leitura de passagens de melodias do repertório atonal.
Percepção Musical VI: Voltada à prática da percepção auditiva e da leitura de passagens de obras do século XX que não fazem uso do sistema tonal, seu conteúdo é construído com base nos seguintes tópicos: (1) Apresentação do material intervalar que será utilizado, formado pela combinação de cromatismos ascendentes e descendentes; movimentos com tons inteiros; sobreposição de quartas; quinta justa descendente; sobreposição de terças menores; sobreposição de terças maiores; métrica mista e assimétrica; (2) Exercícios preparatórios; (3) Melodias; (4) Sucessões de acordes (5) Leitura à primeira vista de passagens de melodias do repertório atonal.
Bibliografia principal: DURHAM, Thomas L. Advanced Tonal Dictation: With Accompanying Pratice CD. Capítulos 1-10. Long Grove: Wiveland Press, 2005. EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Capítulos 1-4. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963. WITTLICH, Gary E.; HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. Cap. 11, 13 e 14. NY: Schirmer Books, 1974. Bibliografia complementar: FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. Apêndice 1. New Haven: Yale University Press, 1990. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: Progressive Ear Training, Singing and Dictations Studies in Diatonic, Chromatic and Atonal Music. NY: Continuo Music Press, 1973. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 6 ed. SP: Ricordi, 2004. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. ROGERS, Nancy; OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 9 ed. Boston: Pearson, 2013. YOUNG, Percy M. Kodály Choral Method: Epigrams: Nine vocalizes with piano accompaniment. USA: Boosey & Hawkes, 1963. WEBER, Alain. Soixante leçons de lecture rythmique: En deux cahiers. Paris: Alphonse Leduc, 1985. WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Paris: Alphonse Leduc, 1983.