Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0517 - Percepção Musical VI
Ear Training and Sight Singing VI

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
O estudo da Percepção Musical reporta-se: (1) à prática da percepção auditiva – um estudo concreto que desenvolve a capacidade humana de se obter uma consciência e uma compreensão clara das estruturas musicais; (2) à prática da leitura à primeira vista cantada – que incita o aumento da capacidade de criação de imagens auditivas; e (3) à ampliação do universo rítmico do aluno através da compreensão do movimento da rítmica musical e da independência de movimentos. Nesse contexto, a disciplina Percepção Musical VI presta continuidade ao processo trabalhado junto às disciplinas Percepção Musical I a V, focando exclusivamente o repertório pós-tonal.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
 
Programa Resumido
Leitura e notação de passagens de obras do século XX que não fazem uso do sistema tonal.
 
 
 
Programa
Desenvolvimento de estratégias para a leitura e notação de passagens de obras do século XX que não fazem uso do sistema tonal, privilegiando tanto linhas melódicas cromáticas e anguladas pela combinação de intervalos díspares como métricas mistas.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A metodologia inclui: Execução conjunta de leituras melódico-rítmicas, sem acompanhamento ao piano; execução de exercícios ao piano pela professora para que possam ser percebidos auditivamente pelos alunos; percepção de peças do repertório apresentadas pela professora; avaliações mensais individuais de leitura.
Critério
Direcionamento da aquisição diária de conhecimento pelo aluno, através da verificação dos resultados obtidos nas avaliações mensais de leitura.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal: DURHAM, Thomas L. Advanced Tonal Dictation: With Accompanying Pratice CD. Capítulos 1-10. Long Grove: Wiveland Press, 2005. EDLUND, Lars. Modus Novus: Studies in Reading Atonal Melodies. Capítulos 1-4. Stockholm: AB Nordiska Musikförlaget, 1963. WITTLICH, Gary E.; HUMPHRIES, Lee. Ear Training: An Approach through Music Literature. Cap. 11, 13 e 14. NY: Schirmer Books, 1974. Bibliografia complementar: FRIEDMANN, Michael L. Ear Training for Twentieth-Century Music. Apêndice 1. New Haven: Yale University Press, 1990. HALL, Anne Carothers. Studying Rhythm. 3 ed. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 2005. HANSEN, Ted. Twentieth Century Harmonic and Melodic Aural Perception. Washington: University Press of America, 1982. HERDER, Ronald. Tonal/Atonal: Progressive Ear Training, Singing and Dictations Studies in Diatonic, Chromatic and Atonal Music. NY: Continuo Music Press, 1973. HINDEMITH, Paul. Treinamento elementar para músicos. 6 ed. SP: Ricordi, 2004. STARER, Robert. Rhythmic Training. Milwaukee: Hal-Leonard, 1969. ROGERS, Nancy; OTTMAN, Robert W. Music for Sight Singing. 9 ed. Boston: Pearson, 2013. YOUNG, Percy M. Kodály Choral Method: Epigrams: Nine vocalizes with piano accompaniment. USA: Boosey & Hawkes, 1963. WEBER, Alain. Soixante leçons de lecture rythmique: En deux cahiers. Paris: Alphonse Leduc, 1985. WEBER, Alain. Leçons progressives de lecture et de rythme: En six volumes. Paris: Alphonse Leduc, 1983.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0517

Clique para consultar o oferecimento para CMU0517

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP