Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0518 - Percepção Musical VII
Ear Training and Sight Singing VII

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2017 Desativação:

Objetivos
A disciplina tem  objetivo principal o desenvolvimento da percepção de aspectos espectromorfológicos de sons, constitundo-se enquanto um subsídio para a análise de obras musicais eletroacústicas, compostas durante os séculos XX e XXI.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5275239 - Adriana Lopes da Cunha Moreira
 
Programa Resumido
Apreensão terminológica e reflexões sobre conteúdos dos textos propostos na bibliografia; ditados com passagens de obras eletroacústicas; apreciação musical de obras eletroacústicas.
 
 
 
Programa
Voltada à prática da percepção auditiva de materiais sonoros e estruturantes de obras eletroacústicas, a disciplina prevê: apreensão terminológica e reflexões sobre conteúdos dos textos propostos na bibliografia principal e de passagens dos textos constantes na bibliografia complementar; ditados com passagens de obras eletroacústicas, para a percepção de sua morfologia sonora; apreciação musical de obras eletroacústicas, buscando identificar características da inter-relação entre os sons identificados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Haverá avaliações mensais da prática da percepção auditiva de obras eletroacústicas, considerando-se também o embasamento das considerações verbais dos alunos na bibliografia, sua disposição em participar das atividades propostas e seu empenho ao estudo individual.
Critério
É esperada uma ampliação na capacidade perceptiva musical dos alunos, a ser expressa através de suas considerações verbais e escritas.
Norma de Recuperação
Não haverá segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Bibliografia principal:
GUBERNIKOFF, Carole. Metodologias de análise musical para música eletroacústica. Revista eletrônica de musicologia, v. 11, 2007.
MOREIRA, Adriana Lopes. Uma interpretação da terminologia espectro-morfológica de Denis Smalley e seu uso aplicado à análise musical de Aquatisme, de Bernard Parmegiani. Cadernos da Pós-Graduação da UNICAMP, Programas de Pós-Graduação em Artes, Multimeios e Música, v. 7, n. 1, p. 132-142, 2005.
SMALLEY, Denis. Spectro-morphology and Structuring Processes. In: EMMERSON, Simon (Ed.). The Language of Electroacoustic Music. London: Macmillan, p. 61-93, 1986.
SMALLEY, Denis. The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic Era. Contemporary Music Review, v. 13, n. 2, p. 77-107, 1996.
SMALLEY, Denis. Spectromorphology: Explaining Sound-shapes. Organised Sound, Cambridge U. Press, v. 2, n. 2, p. 107–126, 1997.
SPECTROMORPHOLOGICAL notation of Les objets obscurs. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z6Ru-eXvlyc. Acesso em: 11 maio 2016.

Bibliografia complementar:
CHION, Michel. Guide des Objets Sonores: Pierre Schaeffer et la Recherche Musicale. Paris: Éd. Buchet/Chastel, 1983.
DELALANDE, François. L'analyse des musiques électroacoustiques. Musique en Jeu, v. 8, Paris: Seuil, p. 50-56, 1972. Texto traduzido por António de Sousa Dias, UNL-Portugal.
DUNSBY, Jonathan. Considerations of Texture. Music & Letters, v. 70, n. 1, p. 46-57, 1989.
EIMERT, Herbert. Debussy’s Jeux. Tradução de Leo Black. Die Reihe, v. 5, p. 3-21, 1961 [1959].
GUIGUE, Didier. Serynade e o mundo sonoro de Helmut Lachenmann. Opus, v. 13, n. 2, p. 93-109, 2007.
SCHAEFFER, Pierre. Solfejo do objecto sonoro. Tradução, notas e comentários de António de Sousa Dias. [s.n.]: Paris, 2007 [1966].
LACHENMANN, Helmut. Typologie sonore de la musique contemporaine. In: LACHENMANN, Helmut. Écrits et éntretiens. Choisis et préfacés par Martin Kaltenecker. Genève: Contrechamps, 2009. p. 37-104.
LACHENMANN, Helmut. Quatre aspects fondamentaux du material musical et de l’écoute. Inharmoniques, n. 8/9, p. 261-270, 1991. Tradução francesa do original em alemão publicado na Schweizerische Musikzeitung,  n. 6, 1983.
SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos Objetos Musicais. Brasília: Editora da UnB, 1993. Publicado originalmente em 1966; porém, a tradução brasileira constitui-se em uma edição abreviada, semelhante à edição espanhola de 1988.
SOLOMOS, Makis. L'emergence du son dans la musique des XX et XXI siécles. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2013.
SZANDY, Peter. Écoute. Une histoire de nos oreilles. Précédé de Ascoltando par Jean-Luc Nancy. Paris: Éd. de Minuit, 2001.
THORESEN, Lasse; HEDMAN, Andreas. Spectromorphological analysis of sound objects: an adaptation of Pierre Schaeffer’s typomorphology. Organised Sound, Cambridge University Press, v. 12, n. 2, p. 129–141, 2007.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0518

Clique para consultar o oferecimento para CMU0518

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP