A disciplina tem objetivo principal o desenvolvimento da percepção de aspectos espectromorfológicos de sons, constitundo-se enquanto um subsídio para a análise de obras musicais eletroacústicas, compostas durante os séculos XX e XXI.
Apreensão terminológica e reflexões sobre conteúdos dos textos propostos na bibliografia; ditados com passagens de obras eletroacústicas; apreciação musical de obras eletroacústicas.
Voltada à prática da percepção auditiva de materiais sonoros e estruturantes de obras eletroacústicas, a disciplina prevê: apreensão terminológica e reflexões sobre conteúdos dos textos propostos na bibliografia principal e de passagens dos textos constantes na bibliografia complementar; ditados com passagens de obras eletroacústicas, para a percepção de sua morfologia sonora; apreciação musical de obras eletroacústicas, buscando identificar características da inter-relação entre os sons identificados.
Bibliografia principal: GUBERNIKOFF, Carole. Metodologias de análise musical para música eletroacústica. Revista eletrônica de musicologia, v. 11, 2007. MOREIRA, Adriana Lopes. Uma interpretação da terminologia espectro-morfológica de Denis Smalley e seu uso aplicado à análise musical de Aquatisme, de Bernard Parmegiani. Cadernos da Pós-Graduação da UNICAMP, Programas de Pós-Graduação em Artes, Multimeios e Música, v. 7, n. 1, p. 132-142, 2005. SMALLEY, Denis. Spectro-morphology and Structuring Processes. In: EMMERSON, Simon (Ed.). The Language of Electroacoustic Music. London: Macmillan, p. 61-93, 1986. SMALLEY, Denis. The Listening Imagination: Listening in the Electroacoustic Era. Contemporary Music Review, v. 13, n. 2, p. 77-107, 1996. SMALLEY, Denis. Spectromorphology: Explaining Sound-shapes. Organised Sound, Cambridge U. Press, v. 2, n. 2, p. 107–126, 1997. SPECTROMORPHOLOGICAL notation of Les objets obscurs. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Z6Ru-eXvlyc. Acesso em: 11 maio 2016. Bibliografia complementar: CHION, Michel. Guide des Objets Sonores: Pierre Schaeffer et la Recherche Musicale. Paris: Éd. Buchet/Chastel, 1983. DELALANDE, François. L'analyse des musiques électroacoustiques. Musique en Jeu, v. 8, Paris: Seuil, p. 50-56, 1972. Texto traduzido por António de Sousa Dias, UNL-Portugal. DUNSBY, Jonathan. Considerations of Texture. Music & Letters, v. 70, n. 1, p. 46-57, 1989. EIMERT, Herbert. Debussy’s Jeux. Tradução de Leo Black. Die Reihe, v. 5, p. 3-21, 1961 [1959]. GUIGUE, Didier. Serynade e o mundo sonoro de Helmut Lachenmann. Opus, v. 13, n. 2, p. 93-109, 2007. SCHAEFFER, Pierre. Solfejo do objecto sonoro. Tradução, notas e comentários de António de Sousa Dias. [s.n.]: Paris, 2007 [1966]. LACHENMANN, Helmut. Typologie sonore de la musique contemporaine. In: LACHENMANN, Helmut. Écrits et éntretiens. Choisis et préfacés par Martin Kaltenecker. Genève: Contrechamps, 2009. p. 37-104. LACHENMANN, Helmut. Quatre aspects fondamentaux du material musical et de l’écoute. Inharmoniques, n. 8/9, p. 261-270, 1991. Tradução francesa do original em alemão publicado na Schweizerische Musikzeitung, n. 6, 1983. SCHAEFFER, Pierre. Tratado dos Objetos Musicais. Brasília: Editora da UnB, 1993. Publicado originalmente em 1966; porém, a tradução brasileira constitui-se em uma edição abreviada, semelhante à edição espanhola de 1988. SOLOMOS, Makis. L'emergence du son dans la musique des XX et XXI siécles. Rennes: Presses Universitaires de Rennes, 2013. SZANDY, Peter. Écoute. Une histoire de nos oreilles. Précédé de Ascoltando par Jean-Luc Nancy. Paris: Éd. de Minuit, 2001. THORESEN, Lasse; HEDMAN, Andreas. Spectromorphological analysis of sound objects: an adaptation of Pierre Schaeffer’s typomorphology. Organised Sound, Cambridge University Press, v. 12, n. 2, p. 129–141, 2007.