Promover a escuta, criação, interpretação e análise de obras corais. Fornecer aos alunos de graduação em música referenciais para a abordagem do repertório coral. Contextualizar o repertório e as práticas de interpretação· Auxiliar a compreensão e interpretação de obras do repertório estudado. Apresentar as principais fontes e métodos de estudo e pesquisa no repertório estudado.
Repertório Coral do Renascimento à contemporaneidade.
Os conceitos de gênero e estilo no repertório coral.O estudo do repertório coral a partir dos estilos de época.O estudo do repertório coral a partir da história das práticas interpretativas.Os estudos de recepção e o repertório coral.Estudo de obras do repertório coral de diversos estilos e períodos.O conceito de intertextualidade (e intermusicalidade) no estudo do repertório coral.
BEARD, David ; GLOAG, Kenneth. Musicology : the key concepts. London and New York: Routledge, 2005.DE BIASI, Pierre-Marc. Théorie de l’intertextualité. In: Dictionnaire des genres et notions littéraires. Paris: Encyclopaedia Universalis Albin Michel, 2001, p. 387-393.IGAYARA, Susana Cecília. Discutindo o repertório coral. In: XVI Encontro Anual da Associação Brasileira de Educação Musical e Congresso Regional da International Society for Music Education, 2007. Educação Musical na América Latina: concepções, funções e ações. Campo Grande, MS: Editora UFMS, 2007.GARRETSON, Robert L. Choral Music: History, style and performance practice. New Jersey: Prentice Hall, 1993.RAMOS, Marco Antonio da Silva. Canto Coral: do repertório temático à construção do programa.Dissertação de Mestrado. Universidade de São Paulo, 1989.ROBINSON, Ray (ed). Choral Music: Norton Historical Anthology.ROSEWALL, Michael. Directory of Choral-Orchestral Music. London and New York: Routledge, 2006.SHROCK, Dennis. Choral Repertoire. Oxford: Oxford University Press, 2007.Observação: a bibliografia específica para as obras a serem estudadas e/ou sobre os temas de seminários a serem apresentados será fornecida em classe.