Informa??es da Disciplina

Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0527 - Composição V
Composition V

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 8
Carga Horária Total: 300 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação:

Objetivos
Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
58572 - Aylton Escobar Silva
2015869 - Ronaldo Coutinho de Miranda
 
Programa Resumido
Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
 
 
 
Programa
11. Objetivos:Colocar o aluno em contato com a produção musical contemporânea e suas diversas vertentes estéticas e técnicas. Observar, em relação à forma e à linguagem, os antecedentes históricos dos procedimentos composicionais.
12.Conteúdo:Revisão dos conceitos de forma e linguagem musical. Processos da criação musical do século XX. Caminhos para uma nova simplicidade ou para uma nova complexidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposição com exemplificações da literatura musical. Discussão e debate sobre os trabalhos apresentados em classe.
Critério
Composição de dez minutos de música, para orquestra de câmera ou sinfônica.
Norma de Recuperação
Não será oferecida por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Art. 3º, Parágrafo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
19. Bibliografia Básica: BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964.BOULEZ, Pierre. Música hoje. São Paulo, Perspectiva, 1986.HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985.LEIBOWITZ, René. Evolution de la musique : de Bach à Schoenberg. Paris, Correa, 1951.SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo, Edusp, 1991.SCHOENBERG, Arnold. Style and idea. London, Faber and Faber, 1975.TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977.PERLE, George. Serial Composition and Atonality : an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991.PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company Inc., 1961.SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin's Press, 1967.ZAMACOIS, Joaquin. Curso de formas musicales. Barcelona, Labor, 1975.ANTOKOLETZ, Elliot. The music of Béla Bartok. Berkeley, University of California Press, 1984.COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York, Oxford University Press, 1997.DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition - A Guide to Materials of Modern Music. Dubuque, Iowa, WM. C. Brown Company Publishers, 1974.FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, Yale University Press, 1973.MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Dois volumes. Paris, Alphonse Leduc, 1956.PAZ, Juan Carlos. Introdução à Música do nosso Tempo. Tradução de Diva Toledo Pizza. São Paulo, Duas Cidades, 1977.STRAUS, Joseph N. Post-Tonal Theory. New Jersey, Prentice-Hall, 1990.STRAVINSKY, Igor. Poetics in the Form of Six Lessons. Cambridge, Harvard University Press, 1994.WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1996.20. Professor(es) responsável(is):Prof. Ronaldo Coutinho de Miranda e Aylton Escobar Silva
19. Bibliografia Básica: BAS, Julio. Trattato di forma musicale. Milano, Ricordi, 1964.BOULEZ, Pierre. Música hoje. São Paulo, Perspectiva, 1986.HINDEMITH, Paul. Composión a dos voces. Buenos Aires, Ricordi Americana, 1985.LEIBOWITZ, René. Evolution de la musique : de Bach à Schoenberg. Paris, Correa, 1951.SCHOENBERG, Arnold. Fundamentos da Composição Musical. Tradução de Eduardo Seicman. São Paulo, Edusp, 1991.SCHOENBERG, Arnold. Style and idea. London, Faber and Faber, 1975.TOCN, Ernst. The Shaping Forms in Music. New York, Dover Publications Inc., 1977.PERLE, George. Serial Composition and Atonality : an Introduction to the Music of Schoenberg, Berg and Webern. Berkeley, University of California Press, 1991.PERSICHETTI, Vincent. Twentieth-Century Harmony. New York, WW Norton & Company Inc., 1961.SMITH-BRINDLE, Reginald. Serial Composition. New York, Saint Martin's Press, 1967.ZAMACOIS, Joaquin. Curso de formas musicales. Barcelona, Labor, 1975.ANTOKOLETZ, Elliot. The music of Béla Bartok. Berkeley, University of California Press, 1984.COOK, Nicholas. A Guide to Musical Analysis. New York, Oxford University Press, 1997.DALLIN, Leon. Techniques of Twentieth Century Composition - A Guide to Materials of Modern Music. Dubuque, Iowa, WM. C. Brown Company Publishers, 1974.FORTE, Allen. The Structure of Atonal Music. New Haven, Yale University Press, 1973.MESSIAEN, Olivier. The Technique of my Musical Language. Dois volumes. Paris, Alphonse Leduc, 1956.PAZ, Juan Carlos. Introdução à Música do nosso Tempo. Tradução de Diva Toledo Pizza. São Paulo, Duas Cidades, 1977.STRAUS, Joseph N. Post-Tonal Theory. New Jersey, Prentice-Hall, 1990.STRAVINSKY, Igor. Poetics in the Form of Six Lessons. Cambridge, Harvard University Press, 1994.WISHART, Trevor. On Sonic Art. Amsterdam, Harwood Academic Publishers, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0527

Clique para consultar o oferecimento para CMU0527

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP