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Júpiter - Sistema de Graduação

Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0534 - Repertório Orquestral II
Orchestral Repertoire II

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 90 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2006 Desativação: 31/12/2018

Objetivos
•Fornecer instrumentos para o desenvolvimento das habilidades específicas como cantor/instrumentista ou regente de obras corais no repertório estudado
•Contextualizar o repertório e as práticas de interpretação
•Auxiliar a compreensão e interpretação de obras do repertório estudado
•Apresentar as principais fontes de estudo e pesquisa no repertório estudado
•Analisar estudos musicológicos e realizações artísticas referenciais no repertório estudado
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
1056582 - Fabio Cury
 
Programa Resumido
11. Reflexos da Revolução Francesa no universo musical
12. Bases para o nascimento do Romantismo
13. Forma e Conteúdo: expansão estética no séc. XIX
14. O romantismo germânico.
15. Retrospectiva: de J. S. Bach a L.v Beethoven
16. Revolução e Romantismo na Ópera.
17. L.V. Beethoven
18. O Nacionalismo no sec. XIX e a sintaxe musical.
19. O esgotamento do Sistema Tonal
20. Puccini, Verdi e Wagner
 
 
 
Programa
11.Reflexos da Revolução Francesa no universo musical
12.Bases para o nascimento do Romantismo
13.Forma e Conteúdo: expansão estética no séc. XIX
14.O romantismo germânico.
15.Retrospectiva: de J. S. Bach a L.v Beethoven
16.Revolução e Romantismo na Ópera.
17.L.V. Beethoven
18.O Nacionalismo no sec. XIX e a sintaxe musical.
19.O esgotamento do Sistema Tonal
20.Puccini, Verdi e Wagner
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, seminários, atividades em grupo, orientação das atividades individuais programadas (leituras, audições, análises e fichamentos)
Critério
O aluno será avaliado durante todo o semestre através de instrumentos como:
apresentação de fichamentos e trabalhos escritos, realização de seminários, realização de projetos práticos, avaliações escritas ou orais.
Norma de Recuperação
Não será oferecida por motivos operacionais, de acordo com a resolução COG-3583, Art. 3º, Parágrafo 1º, de 29.09.89.
 
Bibliografia
     
ADORNO, Theodor W., Introduzzione alla Sociologia della Musica, Einaudi, Torino, 1971.
AUBERT, L. et LANDOWSKI, M., L’Orchestre, “Qui sais-je?”, PUF, 1951.
APEL, Willi. The notation of polyphonic music. Cambridge: The medieval academy of America ,1953.
BARTH, Hebert, MACK Dietrich, WOSS Egon, Wagner, a documentary study, Thames and Judson, Londres, l985.
BRENET, Michel, Dictionnaire pratique et historique de la musique, Colin, Paris, 1926.
BRITO, Manuel Carlos de. Estudos de História da música em Portugal. Lisboa: Estampa, 1989.
BROWN, Clive, The Orchestra in Beethoven’s Vienna, Early Music, fev. 1988.
BRUYR José, Brahms, Le Seuil, Paris.
BUKOFZER, M., La Musique Baroque, J.C.Lattés, 1988.
CANDÉ, Roland de. História Universal da Música. São Paulo: Martins Fontes, 2001. 2 v.
CARSE, Adam, The Orchestra from Beethoven to Berlioz, W. Heffer and Sons Ltd., Cambridge, 1948.
CARSE, Adam, The Orchestra in the XVIII Century, Bronde Brothers Ltd, New York, 1969.
CLIFORD, Herbert, The School Orchestra: A Comprehensive Manual for Conductors, Boosey & Hawkes, London, 1939.
CHAILLEY, Jacques. Compendio de Musicologia. Madrid: Alianza Música, 1991
CULLIN, Olivier. Brève historie de la musique au Moyen Âge. Paris: Fayard, 2002..
DART, Thurston. Interpretação da música. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
DORATI, Antal, Notes of Seven Decades, Hodder and Stoughton, Londres, 1979.
DORIAN, Frederick, The History of Music in Performance: The Art of Nusical Interpretation from the Renaissance to Our Day, Norton, Nww York, 1942.
GROVE, George, Bheethoven and his nine Symphonies, Dover Publications, Inc., New York, 1962.
GROUT, Donald J., PALISCA, Claude V. História da Música Ocidental. Lisboa: Gradiva, 2001..
HARNONCOURT, Nikolaus. O diálogo musical: Monteverdi, Bach e Mozart. Rio de Janeiro: Zahar, 1985.
HOGWOOD, Christopher, Handel, Thames and Judson, Londres, 1984.
LALOY, Louis, The Future of Music: Coming Changes Outlined in Regard to Composer, Conductor and Orchestra, tr. Mrs. Franz Liebich, William Reeves, London, 1914.
LEIBOWITZ, René, Le Compositeur et son double, Essais sur l’imterprétation musicale, “Bibliothèque des Idées”, Gallimard, 1971.
TOVEY, Sir Donald Francis, A Companion to “The Art of Fugue, J. S. Bach”, Oxford University Press, Londres, 1931.
TOVEY, Sir Donald Francis, Musical Form and Mastter, Oxford, 1944.
WEINGARTNER, Felix, Weingartener on Music and Conducting: The Symphony since Beethoven., Dover Publications, Inc., New York, 1969.
 

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