O objetivo primordial deste curso é o de apresentar os princípios e técnicas que governam a arte da Colaboração Pianística (Acompanhamento), vista aqui como uma parceria artística e não como uma atividade musical secundária. Os conceitos serão apresentados e abordados em obras do repertório vocal (canções e árias de ópera e oratório) e instrumental (sonatas, concertos e peças de caráter).
1. O conceito de colaborar versus acompanhar;2. Leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo;3. Diferenças no preparo de obras vocais e instrumentais;4. Preparo de obras originais para piano e de reduções orquestrais;5. Aspectos da música vocal: respiração, inflexão e ilustração textuais;6. Aspectos da música instrumental: comunicação visual, características dos grupos instrumentais e distinção entre os elementos de acompanhamento, de solo e de dueto;7. Equilíbrio sonoro e sua relação com os registros vocais e instrumentais.
BERNAC, Pierre. The interpretation of French Song. New York: Norton, 1976.BILLIER, Sylvaine. Le déchiffrage ou l’art de la première interpretation. Paris: Alphonse Leduc, 1990.GRILL, Joyce. Accompanying basics. San Diego: Kjos West, 1987.MILLER, Philip L, ed. The ring of words: an anthology of song texts. New York: Norton, 1973.SPILLMAN, Robert. The art of accompanying: master lessons from the repertoire. New York: Schirmer Books, 1985.STEIN, Deborah; SPILLMAN, Robert. Poetry into song: performance and analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996.