Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Música
 
Disciplina: CMU0536 - Colaboração Pianística: Técnicas, Prática e Repertório I
Collaborative Piano I

Créditos Aula: 3
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2007 Desativação:

Objetivos
 O objetivo primordial deste curso é o de apresentar os princípios e técnicas  que governam a arte da Colaboração Pianística (Acompanhamento), vista aqui como uma parceria artística e não como uma atividade musical secundária. Os conceitos serão apresentados e abordados em obras do repertório vocal (canções e árias de ópera e oratório) e instrumental (sonatas, concertos e peças de caráter).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
982218 - Luiz Ricardo Basso Ballestero
 
Programa Resumido
1. O conceito de colaborar versus acompanhar;
2. Leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo;
3. Diferenças no preparo de obras vocais e instrumentais;
4. Preparo de obras originais para piano e de reduções orquestrais;
5. Aspectos da música vocal: respiração, inflexão e ilustração textuais;
6. Aspectos da música instrumental: comunicação visual, características dos grupos instrumentais e distinção entre os elementos de acompanhamento, de solo e de dueto;
7. Equilíbrio sonoro e sua relação com os registros vocais e instrumentais.
 
 
 
Programa
1. O conceito de colaborar versus acompanhar;
2. Leitura à primeira vista; técnicas eficientes de estudo;
3. Diferenças no preparo de obras vocais e instrumentais;
4. Preparo de obras originais para piano e de reduções orquestrais;
5. Aspectos da música vocal: respiração, inflexão e ilustração textuais;
6. Aspectos da música instrumental: comunicação visual, características dos grupos instrumentais e distinção entre os elementos de acompanhamento, de solo e de dueto;
7. Equilíbrio sonoro e sua relação com os registros vocais e instrumentais.
 
 
 
Avaliação
     
Método
As atividades serão divididas entre discussões em classe (2 horas/semana) dos conceitos supramencionados e o estágios monitorados, que consistirão do aprendizado e execução de obras selecionadas para a prática em ensaios, aulas e recitais com instrumentistas e cantores, alunos do CMU (1 hora/semanal). Desta forma, os alunos poderão aplicar esses conceitos enquanto acumulam repertório e participam de ensaios e aulas com os professores de instrumento e/ou canto.
O professor solicitará atividades complementares, como apresentações de seminários sobre um determinado tópico e pesquisas sobre a tradução dos textos das obras vocais e sobre a orquestração das reduções pianísticas.
Os estágios monitorados serão designados pelo professor a partir de solicitações do professores de canto e de instrumento.
Critério
O professor determinará o repertório de cada aluno segundo o seu nível técnico e artístico. O aluno deverá demonstrar interesse pelo seu desenvolvimento como pianista-colaborador e cumprir com seriedade as atividades dentro de sala, nos ensaios e nos seus estudos. Os professores de instrumento e de canto serão consultados sobre o progresso dos alunos nas atividades práticas.
Norma de Recuperação
 
Bibliografia
     
BERNAC, Pierre. The interpretation of French Song. New York: Norton, 1976.
BILLIER, Sylvaine. Le déchiffrage ou l’art de la première interpretation. Paris: Alphonse Leduc, 1990.
GRILL, Joyce. Accompanying basics. San Diego: Kjos West, 1987.
MILLER, Philip L, ed. The ring of words: an anthology of song texts. New York: Norton, 1973.
SPILLMAN, Robert. The art of accompanying: master lessons from the repertoire. New York: Schirmer Books, 1985.
STEIN, Deborah; SPILLMAN, Robert. Poetry into song: performance and analysis of Lieder. New York: Oxford University Press, 1996.
 

Clique para consultar os requisitos para CMU0536

Clique para consultar o oferecimento para CMU0536

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP